Marseille et ses natures: permeabilites spatiales, segmentations sociales
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v26i0.27037Palavras-chave:
nature dans la ville, interdisciplinarité sociologie/géographie, Marseille, Parc National des Calanques, trames vertes.Resumo
Cet article propose une relecture de la question de la nature dans la ville à travers les paradigmes environnementaux émergeants questionnant l’ancienne dichotomie sauvage/artificiel. A partir d’une étude de cas, Marseille, ville méditerranéenne française, l’analyse interdisciplinaire articulant sociologie et géographie révèle comment les nouveaux modes de gestion de la nature urbaine et périurbaine (Parc National périurbain, trames vertes, jardins collectifs, parcs publics) interrogent les frontières spatiales entre sauvage et artificiel, tandis que les usages demeurent marqués par des formes de segmentations sociales persistantes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.