Preservação da natureza e desenvolvimento rural: dilemas e estratégias dos agricultores familiares em Áreas de Proteção Ambiental

Magda M. Zanoni, Angela Duarte Ferreira, Lovois de A. Miguel, Dimas Floriani, Naldy Canali, Claude Raynaut

Resumo


No âmbito da discussâo sobre os dilemas entre preservação da natureza e desenvolvimento. este texto, procura analisar a especificidade da agricultura familiar numa Area de Proteção Ambiental onde os agricultores e demais moradores do meio rural são submetidos a leis restritivas do uso agricola e extrativista. A pesquisa atualmente em andamento na APA que abrange o município de Guaraqueçaba, litoral nortedo Paraná - Brasil, busca compreender como estes agricultores e moradores procuram assegurar a suareprodução social tanto pelo manejo do patrimônio cultural local como por adaptaçôes e mudanças deseu modo de vida. buscando interagir e fazer face às transformaçôes atuais do seu ambiente socioeconômicoe aos impasses criados pela legislação ambiental.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v2i0.22106



Desenvolvimento e Meio Ambiente. ISSN: 1518-952X, eISSN: 2176-9109

Flag Counter   

 Licença Creative Commons
Desenvolvimento e Meio Ambiente de https://revistas.ufpr.br/made está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.ufpr.br/made/about.