Multiculturalismo, globalização e formação de educadores: desafios para a educação ambiental

Angélica Gois Morales, José Edmilson Souza-Lima, Maria do Rosário Knechtel, Sônia Maria Marchiorato Carneiro, Valdir Nogueira

Resumo


O presente artigo é resultado de uma pesquisa teórico-bibliográfica que enfoca a Educação Ambientalsob uma perspectiva multicultural. Para tanto, no contexto do debate sobre a globalização, coloca-sea relação entre multiculturalismo e Educação Ambiental, considerando-se a urgência de uma reflexãoentre educadores, pesquisadores, a universidade e outros segmentos sociais – como organizações governamentaise não governamentais. Parte-se do pressuposto de que a Educação, enquanto prática socialpromotora da cidadania democrática, deve orientar-se por finalidades multiculturais, corroborando ainterculturalidade. A Educação Ambiental é uma das dimensões da Educação que pode contribuir, significativamente,para o avanço das práticas socioculturais. Tal perspectiva implica pensar as estratégiasde formação de educadores, na linha de uma visão interdisciplinar e complexa de mundo, no contextoda educação ambiental sob a perspectiva multicultural.

Palavras-chave


educação ambiental; multiculturalismo; formação de educadores

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v22i0.17154



Desenvolvimento e Meio Ambiente. ISSN: 1518-952X, eISSN: 2176-9109

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