Multiculturalismo, globalização e formação de educadores: desafios para a educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v22i0.17154Palavras-chave:
educação ambiental, multiculturalismo, formação de educadoresResumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa teórico-bibliográfica que enfoca a Educação Ambientalsob uma perspectiva multicultural. Para tanto, no contexto do debate sobre a globalização, coloca-sea relação entre multiculturalismo e Educação Ambiental, considerando-se a urgência de uma reflexãoentre educadores, pesquisadores, a universidade e outros segmentos sociais – como organizações governamentaise não governamentais. Parte-se do pressuposto de que a Educação, enquanto prática socialpromotora da cidadania democrática, deve orientar-se por finalidades multiculturais, corroborando ainterculturalidade. A Educação Ambiental é uma das dimensões da Educação que pode contribuir, significativamente,para o avanço das práticas socioculturais. Tal perspectiva implica pensar as estratégiasde formação de educadores, na linha de uma visão interdisciplinar e complexa de mundo, no contextoda educação ambiental sob a perspectiva multicultural.Downloads
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