Multiculturalismo, globalização e formação de educadores: desafios para a educação ambiental

Autores

  • Angélica Gois Morales Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • José Edmilson Souza-Lima Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Maria do Rosário Knechtel Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Sônia Maria Marchiorato Carneiro Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Valdir Nogueira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v22i0.17154

Palavras-chave:

educação ambiental, multiculturalismo, formação de educadores

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa teórico-bibliográfica que enfoca a Educação Ambientalsob uma perspectiva multicultural. Para tanto, no contexto do debate sobre a globalização, coloca-sea relação entre multiculturalismo e Educação Ambiental, considerando-se a urgência de uma reflexãoentre educadores, pesquisadores, a universidade e outros segmentos sociais – como organizações governamentaise não governamentais. Parte-se do pressuposto de que a Educação, enquanto prática socialpromotora da cidadania democrática, deve orientar-se por finalidades multiculturais, corroborando ainterculturalidade. A Educação Ambiental é uma das dimensões da Educação que pode contribuir, significativamente,para o avanço das práticas socioculturais. Tal perspectiva implica pensar as estratégiasde formação de educadores, na linha de uma visão interdisciplinar e complexa de mundo, no contextoda educação ambiental sob a perspectiva multicultural.

Biografia do Autor

Angélica Gois Morales, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professora do Departamento de Biologia Geral e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de ponta Grossa (UEPG). Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR).

José Edmilson Souza-Lima, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professor do Mestrado em Organizações e Desenvolvimento do Centro Universitário Franciscano do Paraná (UNIFAE). Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR)

Maria do Rosário Knechtel, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Sênior do Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Sociologia da Educação Ambiental (UFS).

Sônia Maria Marchiorato Carneiro, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR).

Valdir Nogueira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Educação (UFPR).

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Publicado

2010-12-23

Como Citar

Morales, A. G., Souza-Lima, J. E., Knechtel, M. do R., Carneiro, S. M. M., & Nogueira, V. (2010). Multiculturalismo, globalização e formação de educadores: desafios para a educação ambiental. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 22. https://doi.org/10.5380/dma.v22i0.17154

Edição

Seção

Conflitos Socioambientais, Conservação e Gestão de Recursos Naturais: O Local e o Global