Inovação Curricular e Tecnologia de Ensino e Aprendizagem para Inclusão Social: a experiência do Programa de Honra em Estudos Ambientais e Desenvolvimento Humano e Sustentável da Universidade Austral do Chile

Autores

  • Carlos Alberto Cioce Sampaio Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Juan Carlos Skewes Universidad Austral de Chile
  • Frederick Conway San Diego State University

DOI:

https://doi.org/10.5380/dma.v19i0.13640

Palavras-chave:

Tecnología de Enseñanza, Inclusión Social, Educación Superior Chilena, Innovación en la Educación Universitaria, Programas de Formación Transdisciplinar, Honors Program, Higher Education in Chile, Educational Innovation, Transdisciplinarity

Resumo

Os Programas de Honra (PH) não são comuns no Chile. Uma experiência proveitosa nas universidades norte-americanas, pensada em termos da realidade educacional regional universitária e sob o prisma da transdisciplinaridade, prova ser útil como uma estratégia que une a qualidade, a inovação e a equidade na docência. Descreve-se a disciplina Filosofias do Desenvolvimento no âmbito da experiência do PH em Estudos Ambientais e Desenvolvimento da UACH, que acabou se transformando em um projeto de intervenção social numa comunidade indígena, interconectando ensino/aprendizagem e pesquisa. Além de destacar a contribuição do PH à formação de graduação e no atendimento às demandas socioambientais de comunidades com desvantagens históricas a partir da disciplina, o artigo assinala as condições que propiciam o melhoramento do ensino superior num contexto como o chileno e o brasileiro de profunda desigualdade.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Cioce Sampaio, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professor dos Programas de Pós-Graduação (Doutorado) em Ciências Contábeis e Adminsitração e (Mestrado) em Desenvolvimento Regional

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Publicado

2009-06-14

Como Citar

Sampaio, C. A. C., Skewes, J. C., & Conway, F. (2009). Inovação Curricular e Tecnologia de Ensino e Aprendizagem para Inclusão Social: a experiência do Programa de Honra em Estudos Ambientais e Desenvolvimento Humano e Sustentável da Universidade Austral do Chile. Desenvolvimento E Meio Ambiente, 19. https://doi.org/10.5380/dma.v19i0.13640