Inovação Curricular e Tecnologia de Ensino e Aprendizagem para Inclusão Social: a experiência do Programa de Honra em Estudos Ambientais e Desenvolvimento Humano e Sustentável da Universidade Austral do Chile
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v19i0.13640Palavras-chave:
Tecnología de Enseñanza, Inclusión Social, Educación Superior Chilena, Innovación en la Educación Universitaria, Programas de Formación Transdisciplinar, Honors Program, Higher Education in Chile, Educational Innovation, TransdisciplinarityResumo
Os Programas de Honra (PH) não são comuns no Chile. Uma experiência proveitosa nas universidades norte-americanas, pensada em termos da realidade educacional regional universitária e sob o prisma da transdisciplinaridade, prova ser útil como uma estratégia que une a qualidade, a inovação e a equidade na docência. Descreve-se a disciplina Filosofias do Desenvolvimento no âmbito da experiência do PH em Estudos Ambientais e Desenvolvimento da UACH, que acabou se transformando em um projeto de intervenção social numa comunidade indígena, interconectando ensino/aprendizagem e pesquisa. Além de destacar a contribuição do PH à formação de graduação e no atendimento às demandas socioambientais de comunidades com desvantagens históricas a partir da disciplina, o artigo assinala as condições que propiciam o melhoramento do ensino superior num contexto como o chileno e o brasileiro de profunda desigualdade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.

