Nobreza sem brasão: uma análise sobre a peça inédita “A Senhora Marquesa”, de Júlia Lopes de Almeida

Autores

  • Michele Asmar Fanini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v85i1.25977

Palavras-chave:

Júlia Lopes de Almeida, Manuscritos Inéditos, Literatura Brasileira, Artes Dramáticas, Sociologia

Resumo

A escritora Júlia Lopes de Almeida (1862-1934) conquistou uma posição respeitável no círculo literário que marcou a belle époque carioca, tendo-nos legado uma vasta obra que, diga-se de passagem, segue, em larga medida, por analisar. Para ilustrar tal afirmação, basta mencionarmos sua pouco conhecida atuação como teatróloga: além de haver publicado os volumes A Herança e Teatro, Júlia Lopes deixou algo em torno de uma dezena de peças inéditas, todas elas disponíveis, sob a forma de documentos autógrafos e datiloscritos, em seu acervo particular, mantido por seu neto, Claudio Lopes de Almeida. Isso posto, e sob a lente da sociologia, o presente artigo tenciona lançar luz sobre a peça inédita “A Senhora Marquesa”, escrita na década de 1920, com o fito de contribuir – a partir de uma perspectiva pouco usual, qual seja, a da bem-sucedida incursão da escritora pelo universo das artes dramáticas –, para o redimensionamento de sua fatura artística e, mais amplamente, para aqueles trabalhos de “restituição”, que buscam dar voz às fontes documentais que entoam o “coro” dos “silêncios da história”. 

Biografia do Autor

Michele Asmar Fanini, Universidade de São Paulo

Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (USP-SP), mestre e doutora em Sociologia pela mesma instituição. Atualmente, desenvolve sua pesquisa de pós-doutorado junto ao Instituto de Estudos Brasileiros da USP, para a qual conta com o suporte financeiro da FAPESP. Possui experiência nas áreas de Sociologia da Arte, Sociologia da Cultura e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e gênero; campo artístico; confluências entre produção artística/literária e experiência social; aspectos da viabilização artística/literária feminina; manuscritos artísticos/literários.

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Publicado

2012-12-12

Como Citar

Fanini, M. A. (2012). Nobreza sem brasão: uma análise sobre a peça inédita “A Senhora Marquesa”, de Júlia Lopes de Almeida. Revista Letras, 85(1). https://doi.org/10.5380/rel.v85i1.25977

Edição

Seção

Estudos Literários