O processo de referenciação na produção textual de adolescentes surdos

Auteurs-es

  • Ana Cristina Guarinello Universidade Tuiuti do Paraná
  • Ana Paula Santana Universidade Tuiuti do Paraná
  • Giselle Massi Universidade Tuiuti do Paraná
  • Ana Paula Berberian Unibersidade Tuiuti do Paraná
  • Maria Cristina da Cunha Pereira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.5380/rel.v72i0.7557

Mots-clés :

adolescentes surdos, produção de textos, referenciação

Résumé

Levando em consideração o número restrito de trabalhos que
se propõem a analisar as produções textuais de sujeitos surdos
e, também, o fato de que há poucas pesquisas envolvidas com
o conhecimento que tais sujeitos têm sobre a compreensão e a
produção de textos, o objetivo desta investigação é analisar
dezesseis produções escritas por quatro sujeitos surdos à luz
do conceito de referenciação, como proposto recentemente pela lingüística textual. Convém ressaltar que a progressão
referencial, ou referenciação é um dos aspectos da textualidade
capaz de conferir estabilidade e continuidade ao texto, sendo
fator relevante para a coerência discursiva. O resultado da
análise das produções textuais que compõem este estudo mostra que os surdos constroem textos usando estratégias de
referenciação e que, por meio das trocas interacionais com um
interlocutor conhecedor da Língua Portuguesa, eles podem
aprender a usar os recursos expressivos disponíveis nessa língua.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Cristina Guarinello, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora do Departamento de Fonoaudiologia e Mestrado em distúrbios da comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Ana Paula Santana, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora do Departamento de Fonoaudiologia e Mestrado em distúrbios da comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Giselle Massi, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora do Departamento de Fonoaudiologia e Mestrado em distúrbios da comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Ana Paula Berberian, Unibersidade Tuiuti do Paraná

Pós-Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Paraná e Professor adjunto na Universidade Tuiuti do Paraná

Maria Cristina da Cunha Pereira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e lingüista da
Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação, da PUCSP

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Comment citer

Guarinello, A. C., Santana, A. P., Massi, G., Berberian, A. P., & Pereira, M. C. da C. (2007). O processo de referenciação na produção textual de adolescentes surdos. Revista Letras, 72. https://doi.org/10.5380/rel.v72i0.7557

Numéro

Rubrique

Estudos Linguísticos