Travessia da palavra: Haroldo Maranhão celebra Machado de Assis
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v89i1.33198Palabras clave:
Letras, LiteraturaResumen
Este trabalho analisa o romance Memorial do fim: a morte de Machado de Assis, de Haroldo Maranhão, sob a perspectiva do jogo enquanto processo de construção textual que se dá entre textos de autores e épocas diferentes. Será analisado o processo que permite a passagem (tradução), travessia de um texto primeiro para um segundo, caracterizando-se como jogo literário e textual: o texto de Machado de Assis, tomado como ponto de partida de escrita de Haroldo Maranhão, mas tal não ocorre simplesmente como pastiche e sim como transcontextualização, estabelecendo diferenças, releituras, críticas e, ao mesmo tempo, homenagem. O resultado indica um trabalho de pesquisa-leitura realizado do autor segundo sobre a obra do primeiro e um criativo trabalho de reescrita a partir de especulações sobre a vida e as cartas de Machado de Assis.
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