Luta de classes, crise sanitária e dignidade humana: uma análise discursiva da desigualdade social estrutural materializada em discursos acerca da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.85311Keywords:
Análise de Discurso, Crise sanitária, Luta de classes.Abstract
Neste texto são analisadas, numa perspectiva Discursiva Materialista em Análise de Discurso de vertente pêcheuxtiana, práticas discursivas representativas de saberes e interesses de classes sociais economicamente privilegiadas em formações sociais organizadas a partir do modo de produção capitalista, cuja base é a exploração do trabalho. A proposta é pensar a luta de classes no contexto da crise sanitária no Brasil, observando que a pandemia foi/é vivenciada, em nosso país, de modo diferente para cada classe social. Buscamos, assim, compreender o modo como essa parcela da sociedade atribui sentido à crise sanitária e que efeitos emergem desses discursos que se contrapõem aos interesses de outras classes, no que se refere à proteção contra os riscos sanitários da Covid-19 para a população brasileira. Este gesto analítico, traz um recorte de quatro sequências discursivas que consideramos representativas de uma formação discursiva em que subjaz uma formação ideológica. Portanto, o presente trabalho apresenta uma discussão sobre o imbricamento entre questões de classe, dignidade humana e direito à saúde, com o interesse de refletir sobre o nexo entre ideologia e discurso, atentando para as relações de desigualdade/subordinação e invisibilização das classes sociais vulneráveis, acirrada diante desse cenário.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.

