ESCREVER, UMA PRÁTICA RADICAL E POSSÍVEL
Resumo
Baseados em nossa experiência como professor de l2 e 22 graus,
propomos que as "aulas de redação" sejam transformadas em "oficinas de texto". Ou seja, que o aluno tenha oportunidade a médio prazo e seguindo vários estágios, de distanciar-se de seu texto para lê-lo e reelaborá-lo criticamente. Fazemos isso num diálogo com o "método" literário seguido pelos escritores. Ainda que escrever literariamente não seja o objetivo da escola, os passos seguidos por um escritor ao confeccionar sua obra servem de ponto de partida para nossa reflexão. E nossa intenção, com isso, deixar claro que escrever não depende de um talento "superior", mas pode tornar-se uma prática, desde que sejam criadas condições para o seu aprendizado.
propomos que as "aulas de redação" sejam transformadas em "oficinas de texto". Ou seja, que o aluno tenha oportunidade a médio prazo e seguindo vários estágios, de distanciar-se de seu texto para lê-lo e reelaborá-lo criticamente. Fazemos isso num diálogo com o "método" literário seguido pelos escritores. Ainda que escrever literariamente não seja o objetivo da escola, os passos seguidos por um escritor ao confeccionar sua obra servem de ponto de partida para nossa reflexão. E nossa intenção, com isso, deixar claro que escrever não depende de um talento "superior", mas pode tornar-se uma prática, desde que sejam criadas condições para o seu aprendizado.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v42i0.19128