ESCREVER, UMA PRÁTICA RADICAL E POSSÍVEL

Autores

  • Paulo Venturelli UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v42i0.19128

Resumo

Baseados em nossa experiência como professor de l2 e 22 graus,
propomos que as "aulas de redação" sejam transformadas em "oficinas de texto". Ou seja, que o aluno tenha oportunidade a médio prazo e seguindo vários estágios, de distanciar-se de seu texto para lê-lo e reelaborá-lo criticamente. Fazemos isso num diálogo com o "método" literário seguido pelos escritores. Ainda que escrever literariamente não seja o objetivo da escola, os passos seguidos por um escritor ao confeccionar sua obra servem de ponto de partida para nossa reflexão. E nossa intenção, com isso, deixar claro que escrever não depende de um talento "superior", mas pode tornar-se uma prática, desde que sejam criadas condições para o seu aprendizado.

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Como Citar

Venturelli, P. (1993). ESCREVER, UMA PRÁTICA RADICAL E POSSÍVEL. Revista Letras, 42. https://doi.org/10.5380/rel.v42i0.19128

Edição

Seção

Estudos Linguísticos