Quando tudo parou: relato de experiência sobre a continuidade das atividades do projeto de extensão “Histórias e Memórias sobre Educação” durante a pandemia de COVID-19 (2020-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i30.84878

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Atividades Remotas, Impactos da pandemia de COVID-19

Resumo

 

Antes da pandemia de Covid-19, o projeto de extensão “Histórias e Memórias sobre Educação – 2° edição” desenvolvia atividades majoritariamente presenciais. A partir de 2020, sem a possibilidade de garantir a integridade da equipe por conta da pandemia de COVID-19, foi necessário readequar nosso trabalho de forma remota. O objetivo, então, era aproximar-se da comunidade externa à universidade através de ações socioeducativas entorno da preservação de fontes e da História da Educação. Para isso, dentre outras iniciativas, o projeto criou o boletim "A Traça", publicado mensalmente desde agosto de 2020, e ofertou cursos de extensão semestralmente, que já eram ministrados presencialmente, mas tiveram seu público expandido durante a pandemia. Do ponto de vista metodológico, as atividades constituíram e foram limitadas pelo formato remoto e pela pesquisa de material bibliográfico que pode ser encontrada on-line, porém continuamos exercendo o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão – característica que sempre buscamos evidenciar nas ações extensionistas. O presente relato busca contribuir para a discussão sobre o impacto da pandemia na extensão universitária através da compilação das ações desenvolvidas pelo nosso projeto de extensão.


Biografia do Autor

Bruno Augusto Pedroso de Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Graduando em História (Bacharelado e Licenciatura). Membro do projeto de extensão Histórias e Memórias sobre Educação (Setor de Educação/UFPR) desde 2019.

Moara Milléo Baracat de Siqueira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Graduanda em Pedagogia. Membro do projeto de extensão Histórias e Memórias sobre Educação (Setor de Educação/UFPR) desde 2021.

Nadia Gaiofatto Gonçalves, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Coordenadora do Projeto de Extensão Histórias e Memórias sobre Educação. Professora adjunta ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino/Setor de Educação (UFPR).

Andréa Bezerra Cordeiro, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Vice-coordenadora do Projeto de Extensão Histórias e Memórias sobre Educação. Professora adjunta ao Departamento de Planejamento e Administração Escolar/Setor de Educação (UFPR).

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra editora, 2002.

GONÇALVES, Nadia Gaiofatto (org.). Histórias & Memórias sobre Educação: trajetória e atividades de um projeto de extensão – vol. I. Curitiba: Pró-reitoria de Extensão e Cultura – Universidade Federal do Paraná, 2016.

GONÇALVES, Nadia Gaiofatto (org.). Histórias & Memórias sobre Educação – vol. II. Curitiba: Pró-reitoria de Extensão e Cultura – Universidade Federal do Paraná, 2019.

GONÇALVES, Nadia G.; VIEIRA, Carina S.; ANTUNES, Patrícia S. Extensão na Universidade Federal do Paraná: trajetória histórica. Extensão em Foco, Curitiba: Editora da UFPR, n. 9, p. 3-49, jan/jun 2014.

MEDEIROS, J. M. G. de; SOUZA, K. I. de B. M. de. Os arquivos estaduais brasileiros: um perfil institucional. ÁGORA, Florianópolis, v. 24, n. 49, p. 57-78, 2014. Disponível em: <https://bit.ly/34H4pzg>. Acesso em: 05 de dezembro de 2021.

MERLO, F.; KONRAD, G. V. R. Documento, história e memória: a importância da preservação do patrimônio documental para o acesso à informação. Informação & Informação, v. 20, n. 1, p. 26-42, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/2FjA9BP>. Acesso em: 05 de dezembro de 2021.

Downloads

Publicado

2023-01-24

Como Citar

Souza, B. A. P. de, Siqueira, M. M. B. de, Gonçalves, N. G., & Cordeiro, A. B. (2023). Quando tudo parou: relato de experiência sobre a continuidade das atividades do projeto de extensão “Histórias e Memórias sobre Educação” durante a pandemia de COVID-19 (2020-2021). Extensão Em Foco, (30). https://doi.org/10.5380/ef.v0i30.84878

Edição

Seção

Relato de Experiência