A quadrilha junina, dança e festa: integração entre comunidade acadêmica e comunidade externa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.75819

Keywords:

comunicação, cultura, extensão

Abstract

A festa junina é considerada uma manifestação milenar, sendo um pilar de destaque na cultura brasileira, consistindo-se de manifestações práticas para diversos públicos, tais como danças, jogos e culinária típica. Ela pode ser idealizada com o intuito estratégico para buscar reduzir a evasão de forma direta e indireta, aumentando as redes de relações interpessoais. Uma vez que, essas relações são importantes para o desenvolvimento de uma destreza social, que implica em uma melhor adaptação acadêmica e em melhores resultados acadêmicos. O presente trabalho relata a experiência na realização de um evento, que objetivou desenvolver a primeira quadrilha junina da Universidade Federal do Vale Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em conjunto com a comunidade de Diamantina, Minas Gerais. Para articulação das quadrilhas foi formulado grupos de controle de setor, sendo eles o procedimental da dança, administrativo de registros e a organização técnica da quadrilha.  Pela grande representação da quadrilha no contexto escolar da região obteve-se no evento e nos ensaios 198 pessoas, sendo universitários, docentes, técnicos e terceirizados da UFVJM. Além deste número, houve a participação do público que compareceu no local pelo formato da segunda fase da quadrilha improvisada. O evento oportunizou os membros da universidade a se relacionar com a comunidade externa, é possível apontar uma significativa presença e participação na quadrilha, em um festival muito apreciado por todos da região.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AMARAL, R. As mediações culturais da festa. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 3, n. 1, p. 13-22, 1998. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9314/0. Acesso em : 10/04/2021

ALBUQUERQUE, J. G. M; FREITAS, A. C; SILVA, M. F. R; PAULA, G. C. R; SILVA, S. M. P; SOUZA, L. M. S. et al. As Quadrilhas Juninas e o São João em Sergipe. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 14, p. 16-26, 2020. Disponível em : https://revistas.cesmac.edu.br/index.php/psicologia/article/view/1149 Acesso em : 10/04/2021

BEZERRA, A. C. A. Festa e cidade: entrelaçamentos e proximidades. Espaço e Cultura v. 23: p 7-18. 2008. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/view/3518

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em : https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_atual/art_215_.asp Acesso em : 10/04/2021

CAMPOS, J. T.. Festas juninas nas escolas: lições de preconceitos. Educação & Sociedade, v. 28, n. 99, p. 589-606, 2007.Disponível em : https://www.scielo.br/pdf/es/v28n99/a15v2899.pdf Acesso em : 10/04/2021

CHIANCA, L.O. Quando o campo está na cidade: migração, identidade e festa. Sociedade e cultura, v. 10, n. 1, p. 45-59, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/237219796_Quando_o_campo_esta_na_cidade_migracao_identidade_e_festa Acesso em : 10/04/2021

CUNHA, S. M; CARRILHO, D. M. O processo de adaptação ao ensino superior e o rendimento acadêmico. Psicologia escolar e educacional, v. 9, n. 2, p. 215-224, 2005. Disponível em: Rev Psico Escolar 9(2)) (scielo.br)Acesso em : 10/04/2021

DA CÂMARA CASCUDO, Luís. Dicionário do folclore brasileiro. Ministério da Educação e Cultura, Instituto Nacional do Livro, 1954.

MORIGI, V. Festa junina: hibridismo cultural. Cadernos de Estudos Sociais, v. 18, n. 2, 2002. Disponível em Festa junina: hibridismo cultural | Cadernos de Estudos Sociais (emnuvens.com.br) Acesso em : 10/04/2021

GODOY, E. V; SANTOS, V. M. Um olhar sobre a cultura. Educação em Revista, v. 30, n. 3, p. 15-41, 2014. Disponível em: v30n3a02.pdf (scielo.br) Acesso em : 10/04/2021

GOMES, G; SOARES, A. B. Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 26, n. 4, p. 780-789, 2013.Disponível em : 18. Gil Gomes . OK.indd (scielo.br) Acesso em : 10/04/2021

SOARES, A. B.; DEL PRETTE Z. A. P. Habilidades sociais e adaptação à universidade: Convergências e divergências dos construtos. Análise Psicológica, v. 33, n. 2, p. 139-151, 2015.Disponível em: Habilidades sociais e adaptação à universidade: Convergências e divergências dos construtos (mec.pt) Acesso em : 10/04/2021

Published

2022-01-27

How to Cite

Ferreira, W. A. A., & Tavares, F. (2022). A quadrilha junina, dança e festa: integração entre comunidade acadêmica e comunidade externa. Extensão Em Foco, (26). https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.75819

Issue

Section

EXPERIENCE REPORT