LETRAMENTO EM SAÚDE POR MÍDIA SOCIAL DURANTE A PANDEMIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i22.75569

Keywords:

Letramento em saúde, Comunicação em saúde, Tecnologia da informação, Infecções por coronavírus

Abstract

Este relato de experiência, tem por objetivo descrever a elaboração e veiculação de ações de extensão para prevenção de COVID-19 em mídia social, elaboradas de acordo com os pressupostos do letramento em saúde. A extensão universitária por meio de mídia social permitiu desenvolver letramento científico com acesso e compreensão de informações relevantes para a prática baseada em evidências entre estudantes de medicina. O debate online permitiu construir processo de avaliação formativa no qual os estudantes e docentes vivenciaram a interação e aplicação de conceitos teóricos em ambiente virtual de ensino em tempo real. Por outro lado, os materiais educativos construídos e palestras online possibilitaram oportunidade de prática de letramento em saúde para os estudantes de medicina, bem como a construção de repositório de materiais educativos em mídia social para consulta e divulgação na comunidade. O uso de tecnologia de informação e comunicação para o ensino em saúde é uma alternativa de baixo custo e com ampla capacidade de divulgação na comunidade, sendo uma ferramenta potencial para atividades de extensão em situações de pandemia ou contextos que envolvam impossibilidade de acesso presencial ao público-alvo. Os principais desafios no uso dessas tecnologias são a necessidade de capacitação de professores e estudantes para uso de softwares e adequação de materiais acadêmicos a linguagem adequada ao nível de compreensão do público-alvo.

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Author Biography

Flaviane Cristina Rocha Cesar, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES Faculdade Sul-Americana - FASAM

Enfermeira. Mestra em Enfermagem (PPG-ENF-UFG). Possui especialização em enfermagem do trabalho, Auditoria nos serviços de saúde e em Docência do ensino superior. Possui formação complementar em Simulação Realística. Atualmente está cursando doutorado em Enfermagem (PPG-ENF-UFG), integra o Núcleo de Estudos em Paradigmas Assistenciais e Qualidade de Vida (NEPAQ-UFG) e a Rede Brasileira de Letramento em Saúde (REBRALS). Desenvolve pesquisas na área da Fundamentação teórica e desenvolvimento de tecnologias para a produção do conhecimento e para o cuidar em Saúde e Enfermagem, com ênfase nos aspectos epidemiológicos das doenças crônicas não transmissíveis, promoção da saúde e letramento em saúde. É docente de Enfermagem na Faculdade Sul-Americana e docente no curso de medicina na UNIFIMES campus Trindade-GO. Coordena cursos sobre uso de softwares acadêmicos e plataformas digitais, com ênfase em metodologias ativas, no Instituto Brasileiro de Formação Profissional e Acadêmica (IBFPA).

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Published

2021-01-04

How to Cite

Cesar, F. C. R., Mendes, M. C., Costa, C. S. C., Souza, T. F. de, Alves, A. G., Barbosa, M. A., … Oliveira, L. M. de A. C. (2021). LETRAMENTO EM SAÚDE POR MÍDIA SOCIAL DURANTE A PANDEMIA. Extensão Em Foco, (22). https://doi.org/10.5380/ef.v0i22.75569

Issue

Section

EXPERIENCE REPORT