A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL DE ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Adolescente, Promoção da saúde, Sexualidade, Educação sexualResumo
Objetivos: Descrever a experiência da aplicação de oficinas de educação sexual desenvolvidas no período de novembro a dezembro de 2014, com adolescentes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Cuiabá/MT, pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso. Metodologia: As oficinas foram realizadas a fim de criar um espaço para promover o conhecimento, discussão e reflexão acerca de temas relacionados à sexualidade, com o intuito de favorecer uma percepção ampliada sobre o tema, livre de preconceitos e fomentar a autonomia e responsabilidade dos jovens no que diz respeito à saúde sexual. Priorizou-se a utilização de dinâmicas e atividades lúdicas para favorecer a aprendizagem significativa e aplicou-se, ao início e final do período um questionário para identificar possíveis mudanças nas respostas dos adolescentes a respeito dos temas tratados. Resultados e discussão: As oficinas criaram um ambiente propício à aprendizagem e troca de ideias, permitindo que os estudantes pudessem tirar suas dúvidas e realizar discussões em grupo. Percebeu-se ainda, ao final das atividades, uma melhoria no nível de conhecimento dos participantes a respeito do tema. Conclusão: As atividades realizadas junto à este público contribuíram para uma mudança de perspectiva a respeito de algumas questões relacionadas à sexualidade no grupo estudado e, consequentemente, para a promoção de sua saúde sexual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.

Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

