Tertúlia Lecampo: Mulheres, Agroecologia e Resistência na Educação do Campo no contexto da extensão

Authors

  • Viviane Camejo Pereira Modelo da revista: Titulação. Instituição (SIGLA), Cidade, Estado, País. E-mail: autor1@email.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0000-0000-0000 Doutorado em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS). Universidade Federal do Paraná (UFPR), Matinhos, PR, Brasil. E-mail: vivianecamejop@gmail.com Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6614-8679 http://orcid.org/0000-0002-6614-8679
  • Claudemira Vieira Gusmão Lopes Modelo da revista: Titulação. Instituição (SIGLA), Cidade, Estado, País. E-mail: autor1@email.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0000-0000-0000 Claudemira Vieira Gusmão Lopes Doutorado em Agronomia (PGAPV/UFPR). Universidade Federal do Paraná (UFPR), Matinhos, PR, Brasil. E-mail: clauvieiragusmao@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5710-5434 https://orcid.org/0000-0001-5710-5434
  • Ândrea Francine Batista Modelo da revista: Titulação. Instituição (SIGLA), Cidade, Estado, País. E-mail: autor1@email.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0000-0000-0000 Doutorado em Serviço Social (PPGSS/UFRJ). Universidade Federal do Paraná (UFPR), Matinhos, PR, Brasil. Email: andrea.fran2008@gmail.com . Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8841-8089 https://orcid.org/0000-0001-8841-8089
  • Emanuelle Gonçalves França Modelo da revista: Titulação. Instituição (SIGLA), Cidade, Estado, País. E-mail: autor1@email.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0000-0000-0000 Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Matinhos, PR, Brasil. E-mail: goncalvesfranca@ufpr.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7706-8324 https://orcid.org/0000-0002-7706-8324
  • Cintia de Cristo Ramos Modelo da revista: Titulação. Instituição (SIGLA), Cidade, Estado, País. E-mail: autor1@email.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0000-0000-0000 Cintia de Cristo Ramos: Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Matinhos, PR, Brasil. E-mail: cintiacristo@ufpr.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3134-7619 https://orcid.org/0000-0002-3134-7619

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i30.85730

Keywords:

Cultura, Ensino-aprendizagem, Extensão Universitária

Abstract

O objetivo deste trabalho é apresentar e analisar a Tertúlia Lecampo, atividade vinculada a um projeto de extensão, e sua contribuição para o diálogo sobre alguns temas transversais na Lecampo. A metodologia da atividade envolveu a organização prévia realizada pela equipe de docentes e discentes e os momentos de compartilhamento durante as atividades. Estes momentos envolveram falas e manifestações artísticas e culturais relacionadas ao tema de cada encontro, evidenciando o papel das mulheres nas comunidades durante a pandemia, a Agroecologia e a resistência camponesa nos territórios. As análises demonstram que a Tertúlia tem contribuído para o diálogo sobre temas transversais como gênero, Agroecologia e cultura popular. Também apresenta sua importância para o fortalecimento da Agroecologia no Curso e nos territórios dos estudantes, pois ela é entendida como expressão da resistência dos sujeitos que compõem a Lecampo. Espaços como este estimulam a convivência (ainda que on-line durante a pandemia) entre os discentes e docentes, o compartilhamento da cultura dos territórios e sua valorização, possibilitando a troca de conhecimentos no âmbito da aprendizagem de ciências da natureza.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL. Lei LEI Nº 5.540, DE 28 DE NOVEMBRO DE 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em: 28 fev. 2022.

CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

DEUS, Sandra de Fatima Batista de. Extensão universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria, RS: Ed. PRE-UFSM, 2020. p. 17-24. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/216079 Acesso em: 03 fev. 2022.

DIAS, Keyane. Blog. Escritas e Fazeres de Keyane Dias. Disponível em:

https://aflora.art.br/tag/benza/ Acesso em: 28 fev. 2022.

FELICIANO, Israel. Bença Mãe. Álbum: Capim-Cidreira, 2019.

FREIRE, Freire. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1981.

GUHUR, Dominique Michèle Perioto (UEM); SILVA, Irizelda Martins de Souza. Contribuições do diálogo de saberes à educação profissional em agroecologia no MST. Seminário de Pesquisa do PPE. Universidade Estadual de Maringá 27 e 28 de abril de 2010. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2009_2010/pdf/2010/015.pdf Acesso em: 03 fev. 2022.

GUIMARÃES, Paula. A música libertária de Francisco, el hombre. Entrevista com Juliana Strassacapa. Catarinas: jornalismo com perspectiva de gênero. Publicado em: 19/01/2017. Disponível em:

https://catarinas.info/a-musica-de-protesto-e-o-carater-libertario-da-banda-francisco-el-hombre/ Acesso em: 05 fev. 2021.

HOUAISS, Antônio. Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2004.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1976.

KOZYREFF, Andrei Martinez; STRASSACAPA, Juliana; PIRACÉS-UGARTE, Mateo; GOMES, Rafael; PIRACÉS-UGARTE, Sebastián. Triste, Louca ou Má. Álbum: Soltasbruxa, Gravadora Som Livre, 2016.

LIMA, Elmo de Souza. Arte e educação nas escolas do campo: do reconhecimento das tradições à releitura crítica do mundo. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 27, n. 2, p. 569-583, 2020. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11443 Acesso em: 03 fev. 2022.

LOPES, Claudemira Vieira Gusmão. O conhecimento etnobotânico dos quilombolas no contexto do ensino da botânica. In: MARQUES, Sonia Maria dos Santos; COMAR, Sueli Ribeiro; ESTRADA, Adrian, Alvarez; LOPES, Marlene, Gonçalves. Educação, cultura e etnia: aportes teórico-metodológicos para a formação de professores. Francisco Beltrão, PR: Editora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2010.

MACHADO, Altair Toledo; SANTILLI, Juliana; MAGALHÃES, Rogério. A agrobiodiversidade com enfoque agroecológico: implicações conceituais e jurídicas. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2008. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/555963/1/machado01.pdf Acesso em: 05 fev. 2021.

MEC. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução 7, de 18 de dezembro de 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808#:~:text=a%20realidade%20brasileira.-,Art.,e%20conforme%20normas%20institucionais%20pr%C3%B3prias.&text=Par%C3%A1grafo%20%C3%BAnico.,-As%20modalidades%2C%20previstas Acesso em: 03 fev. 2022.

MOLINA, Mônica Castagna. Legislação Educacional do Campo. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

MOLINA, Mônica Castagna; MARTINS, Maria de Fátima Almeida; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 6, 2021. Disponível: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/11856 Acesso em: 28 fev. 2022.

MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Lais Mourão. Licenciatura em Educação do Campo. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

MUSEU PARANAENSE. Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR. Benzedeiras do Paraná: Mulheres de Fé. Dona Jacira (Jacira de Paula). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IEJ5VXL73r0 Acesso em: 28 fev. 2022.

NANAN. Casa da floresta. Álbum: Movimento: Manifesta Sentimento, 2019.

NASCIMENTO, Mel. Benfeitoria. Força de Mulher. Disponível em: https://benfeitoria.com/forcademulher Acesso em: 03 fev. 2022.

NASCIMENTO, Mel; CLÉDNA, Thacya; BORGES, Arnaud. Semente. Álbum: Força de Mulher, 2021.

POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Manaus: Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras, 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf Acesso em: 12 fev. 2022.

PLOEG, Jan Douwe van der. Sete teses sobre a agricultura camponesa. In: PETERSEN, Paulo (Org.). Agricultura familiar na construção do futuro, Rio de Janeiro: AS-PTA, 2009.

PROEC. Pró-reitoria de Extensão em Cultura. COEX - Extensão e suas normatizações. Disponível em: http://www.proec.ufpr.br/links/extensao/normatizacoes.html Acesso em: 03 fev. 2022.

PROJETO de extensão. Diálogos de saberes: educação, saúde e cidadania junto aos povos do campo, águas e florestas. Acesso restrito. SIGA UFPR. 2021.

ROSA, Marina Comerlatto da; PAULA, Adalberto Penha de. Diálogos entre Educação do Campo e Ensino de Ciências: possibilidades na formação de professoras/es de Ciências da Natureza. Revista Insignare Scientia. Chapecó, SC, v. 3, n. 4, 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11806/7710 Acesso em: 14 fev. 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula G. de; NUNES, João Arriscado. Para ampliar o cânone da ciência: a diversidade epistemológica do mundo. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SEVCIUC, Bianca; ARAÚJO, Lais. Eu mais velha: cura, fé e ancestralidade. Curitiba: Arte Editora, 2020.

TIEPOLO, Liliani Marilia, et. al. Conexão de Saberes: a experiência interdisciplinar do Programa de Educação Tutorial Comunidades do Campo da UFPR. Revista Extensão em Foco, v. 13, n. 13, p. 78-91, 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/49498/pdf Acesso em: 03 fev. 2022.

SCOTT, James, C. Formas cotidianas da resistência camponesa. Raízes, Campina Grande, vol. 21, nº 01, p. 10-31, 2002. Disponível em: http://raizes.revistas.ufcg.edu.br/index.php/raizes/article/view/175/160 Acesso em: 12 fev. 2022.

UFPR. Universidade Federal do Paraná. Resolução nº 57/19. Dispõe sobre as atividades de Extensão na Universidade Federal do Paraná. Disponível em: http://www.proec.ufpr.br/links/extensao/normatizacoes.html Acesso em: 03 fev. 2022.

VALENTE, Jonas; RODRIGUES, Alex. Violência contra mulheres cresce em 20% das cidades durante a pandemia. Pesquisa é da Confederação Nacional dos Municípios. Agência Brasil. Saúde. Publicado em: 13/08/2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-08/violencia-contra-mulheres-cresce-em-20-das-cidades-durante-pandemia Acesso em: 07 abr. 2022.

Published

2023-01-24

How to Cite

Pereira, V. C., Lopes, C. V. G., Batista, Ândrea F., França, E. G., & Ramos, C. de C. (2023). Tertúlia Lecampo: Mulheres, Agroecologia e Resistência na Educação do Campo no contexto da extensão. Extensão Em Foco, (30). https://doi.org/10.5380/ef.v0i30.85730

Issue

Section

ORIGINAL ARTICLE