Escola da infância e extensão: diálogos, desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.81399Keywords:
Extensão Universitária, produção de conhecimento, educação da infânciaAbstract
Neste texto trazemos à cena a experiência recente de uma unidade universitária federal de educação infantil (UUFEI), cuja origem, na década de 1970, está ligada à luta por creches em local de trabalho. Situada na região sudeste do país, a instituição consolidou-se como importante lócus para a realização de pesquisa, extensão e estágio, principalmente da área da saúde e, mais recentemente vem constituindo-se como campo de produção e socialização de conhecimento especializado sobre a infância e a educação da infância. Trata-se de um estudo qualitativo de cunho exploratório, que partiu do mapeamento das ações de pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito desta UUFEI no período de 2016 a 2020, e teve como objetivo de compreender seu impacto na qualificação das práticas educativas e no currículo a que as crianças têm direito na instituição. Os resultados revelam uma ênfase em atividades voltadas para retroalimentação das práticas educativas, evidenciando uma busca permanente para consolidação de conceitos e princípios estabelecidos como norteadores da proposta pedagógica da instituição. Percebe-se um número significativo de ações de extensão desenvolvidas em parceria com outros colaboradores, internos e externos à universidade. Entretanto, há que se garantir meios para a aproximação e ampliação do diálogo da escola com os demais segmentos da universidade, bem como, maior investimento em recursos humanos, materiais e tecnológicos visando a plena realização do tripé acadêmico e do direito das crianças a uma experiência educativa de qualidade.
References
ARROYO, D. M. P.; ROCHA, M. S. P. M. L. Meta-avaliação de uma extensão universitária: Estudo de caso. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 15, n. 2, p. 131-157, jul. 2010.
BRASIL. Resolução CEB/CNE nº 1 de 10, de março de 2011. Fixa normas de funcionamento das unidades de Educação Infantil ligadas à Administração Pública Federal direta, suas autarquias e fundações.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação- PNE 2014-2020 e dá outras providências.
CASTRO, L. M. C. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores: ainda existem utopias realistas. UFB: Rio de Janeiro, 2004.
CESAR, S. B. A indissociabilidade ensino, pesquisa, extensão e a gestão do conhecimento: estudo em universidade brasileira. FUMEC, Belo Horizonte: 2013.
CHAVES, M.; GAMBOA, S. S. Prática de ensino: formação profissional e emancipação. Maceió: EDVFAL, 2000.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS (FORPROEX). Avaliação da Extensão Universitária. (Documento de trabalho 2000/2001). Brasília. MEC/Sesu. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Avaliacao-Extensao.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária. UFRGS: 2012. Disponível em: https://www.ufrgs.br/prorext/wp-content/uploads/2015/10/PNE_07.11.2012.pdf. Acesso em: 16 ago. 2021
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Extensão Universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: Coopmed, 2007.
MORUZZI, A. B.; SILVA, B. N. B. A educação infantil nas universidades federais frente à Resolução CNE/CEB nº 1 de 2011. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, 2017, v. 8, n. 1, p. 139-155.
NASCIMENTO, A.P.S.; BREDA, B. SILVA, N. M.C.; FERREIRA, P.F.; ARAÚJO, T. V. Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação: Ensino, Pesquisa e Extensão em uma Unidade Universitária Federal de Educação Básica. In: NEMI, Ana; GALLIAN, Dante; MINHOTO, Maria Angélica Pedra. Unifesp 25 anos [livro eletrônico]: histórias e reflexões. São Paulo: Editora Unifesp, 2020.
PEREIRA, A. A. A. S. O vivido e o revivido: histórias não contadas sobre o Núcleo de Educação Paulistinha. In: SILVA, D. A.; PEREIRA, A. A. A. S.; BREDA, B. (Con)Viver a Educação: relatos de práticas cotidianas no Núcleo de Educação Infantil Paulistinha. Curitiba/PR: Appris, 2019, p.21-38.
PEREIRA, M. I. S.; CARMAGNANI, S. R. P.; SILVA, M. G. B. Inserção e impacto social da Escola Paulista de Enfermagem no cenário paulista. In: BARBIERI, Marcia; RODRIGUES, Jaime (Org). Memórias do cuidar: setenta anos da Escola Paulista de Enfermagem. São Paulo: Editora Unifesp, 2010, p. 167-204.
RAUPP, M. D. A Educação Infantil nas universidades federais: questões, dilemas e perspectivas. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
RAUPP, M. D. Creches nas universidades federais: questões, dilemas e perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, p. 197-217, jan./abr. 2004.
SANTOS, A. M.; ZULUAGA, R. A. G.; LISITA, A.; LIMA, W.G.; Bezera, M. A. Extensão Universitária como oportunidade para qualificação profissional. Revista Extensão em Foco. Palotina, n. 22, p. 116 – 130, jan./jun. 2021. <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/70587/pdf>. Acesso em: 07 jun. 2021.
SILVA, D. A.; NASCIMENTO, A. P. S. Reconhecer-se como uma creche/escola universitária: institucionalização e profissionalização docente. In: Anais do VII Congresso Acadêmico da Unifesp: a Universidade em defesa da vida [livro eletrônico]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2021, p. 1915. Disponível em: <https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61519>. Acesso em 18 ago. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Conselho Universitário. Resolução CONSU Nº 180, de 04 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.unifesp.br/images/docs/consu/resolucoes/2019/Resolu%C3%A7%C3%A3o_180.pdf . Acesso em 16 maio 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Núcleo de Educação Infantil- Escola Paulistinha de Educação. Projeto Político Pedagógico: concepções da escola da infância. Versão Preliminar, maio de 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Regimento de Programas e Projetos de Extensão. Disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/proec/images/PROEX/pps/documentos/Regimento%20Programas%20e%20Projetos.pdf. Acesso em 16 maio 2021.
YOUNG, M.; MULLER, J. Três cenários educacionais para o futuro: lições da sociologia do conhecimento. Aval. Educ., São Paulo, v. 27, n. 65, p. 522-551, maio/ago. 2016.