Escola da infância e extensão: diálogos, desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.81399Keywords:
Extensão Universitária, produção de conhecimento, educação da infânciaAbstract
Neste texto trazemos à cena a experiência recente de uma unidade universitária federal de educação infantil (UUFEI), cuja origem, na década de 1970, está ligada à luta por creches em local de trabalho. Situada na região sudeste do país, a instituição consolidou-se como importante lócus para a realização de pesquisa, extensão e estágio, principalmente da área da saúde e, mais recentemente vem constituindo-se como campo de produção e socialização de conhecimento especializado sobre a infância e a educação da infância. Trata-se de um estudo qualitativo de cunho exploratório, que partiu do mapeamento das ações de pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito desta UUFEI no período de 2016 a 2020, e teve como objetivo de compreender seu impacto na qualificação das práticas educativas e no currículo a que as crianças têm direito na instituição. Os resultados revelam uma ênfase em atividades voltadas para retroalimentação das práticas educativas, evidenciando uma busca permanente para consolidação de conceitos e princípios estabelecidos como norteadores da proposta pedagógica da instituição. Percebe-se um número significativo de ações de extensão desenvolvidas em parceria com outros colaboradores, internos e externos à universidade. Entretanto, há que se garantir meios para a aproximação e ampliação do diálogo da escola com os demais segmentos da universidade, bem como, maior investimento em recursos humanos, materiais e tecnológicos visando a plena realização do tripé acadêmico e do direito das crianças a uma experiência educativa de qualidade.
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