Metodologias ativas na graduação em fisioterapia neurofuncional infantil: um relato de experiência no processo ensino-aprendizagem

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.78792

Keywords:

Fisioterapia, Educação, Metodologia, Aprendizagem, Desenvolvimento Infantil

Abstract

O objetivo deste estudo é relatar a percepção de estudantes de graduação do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em relação às Metodologias Ativas (MA) da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que fundamentaram os saberes e habilidades desenvolvidas na disciplina de Fisioterapia Neurofuncional I.As aulas e atividades que constituíram a disciplina foram identificadas e agrupadas de acordo com a metodologia pedagógica pertencente. O resultado foi a identificação das metodologias ativas designadas por  Aprendizagem Autodirigida, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aula Prática dentro da disciplina de Fisioterapia Neurofuncional I. A partir desse agrupamento, as estudantes relataram suas vivências frente a cada metodologia e os relatos foram categorizados por aproximações semânticas baseadas em análise de conteúdo.  Foi constatado que além do desenvolvimento de habilidades de análise e reflexão, e qualidades como autonomia e trabalho em equipe, o uso das metodologias ativas proporcionou a melhor compreensão da inserção profissional do fisioterapeuta dentro das reais necessidades da comunidade escolar nesta fase da infância. Dessa forma, o uso das metodologias ativas dentro da graduação em Fisioterapia garante novas perspectivas de aprendizados, incitando no estudante o raciocínio clínico de atenção à saúde em todo o desenvolvimento infantil além das características necessárias para se tornar um profissional capaz de atuar em todos os cenários reais permitindo a interação entre saúde e  educação.

Author Biographies

Rubia Nara Verza Goes Zampieri, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Acadêmica de Fisioterapia

Ana Luiza Pedrini Muzeka, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Acadêmica de Fisioterapia

Emilly Batista, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Acadêmica de Fisioterapia

Vera Lúcia Israel, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Docente Associada IV do Departamento de Fisioterapia (DPRF) da Universidade Federal do Paraná, atuando no Curso de Graduação em Fisioterapia, desde abril/maio de 2006.

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Published

2022-01-27

How to Cite

Zampieri, R. N. V. G., Muzeka, A. L. P., Batista, E., & Israel, V. L. (2022). Metodologias ativas na graduação em fisioterapia neurofuncional infantil: um relato de experiência no processo ensino-aprendizagem. Extensão Em Foco, (26). https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.78792

Issue

Section

EXPERIENCE REPORT