PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES: ATIVIDADES EDUCATIVAS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Ana Caroline Felix de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Aline Pesaski Universidade Federal do Paraná
  • Ana Julia Lisboa Dias de Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Angela Maria Pereira da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Anthony do Carmo Zeferino Universidade Federal do Paraná
  • Eduardo Oliveira Hayasi Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná
  • Ellen Larissa Bail Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná
  • Gabrieli Justino Batista Universidade Federal do Paraná
  • Jenifer Leticia Lourenço Santos Universidade Federal do Paraná
  • Juliana Carminatti Forekevicz Universidade Federal do Paraná
  • Nandara Lopes dos Santos Universidade Federal do Paraná
  • Natalye Victoria da Costa Arsie Universidade Federal do Paraná
  • Priscila de Fátima Mendanha Klitzke Universidade Federal do Paraná
  • Rúbia Baÿerl Universidade Federal do Paraná
  • Vanessa Silva de Quevedo Universidade Federal do Paraná
  • Ariani Cavazzani Szkudlarek Fisioterapeuta Docente do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná
  • Viviane Jarek Fisioterapeuta do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i22.74687

Keywords:

Educação em Saúde, Fisioterapia, Prevenção Primária, Doenças crônicas não transmissíveis, Doenças Cardiovasculares.

Abstract

Doenças cardiovasculares (DCV) fazem parte das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), as quais são responsáveis por 17 milhões de mortes ao ano. Estas são predispostas por fatores de risco relacionados a maus hábitos de vida. O artigo objetivou descrever a realização de um projeto de extensão universitária de educação em saúde e prevenção de DCVs com um público adolescente de escolas públicas do Paraná. Ao todo, 243 alunos do ensino médio participaram de uma intervenção (conversa e jogo de tabuleiro) sobre prevenção de DCVs. O questionário CARRF-KL foi utilizado como instrumento de avaliação pré e pós-intervenção. A análise dos dados constatou que maior parte dos alunos apresentou aumento de respostas corretas depois da intervenção. As respostas objetivas e subjetivas colhidas pelo estudo constataram o importante papel da intervenção na conscientização estudantil, fazendo com que a abordagem preventiva seja positiva para a saúde dos adolescentes.

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Author Biographies

Ana Caroline Felix de Souza, Universidade Federal do Paraná

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná

Aline Pesaski, Universidade Federal do Paraná

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná

Ana Julia Lisboa Dias de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná

Angela Maria Pereira da Silva, Universidade Federal do Paraná

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná

Anthony do Carmo Zeferino, Universidade Federal do Paraná

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná

Eduardo Oliveira Hayasi, Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná

Ellen Larissa Bail, Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná

Gabrieli Justino Batista, Universidade Federal do Paraná

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná

Jenifer Leticia Lourenço Santos, Universidade Federal do Paraná

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná

Juliana Carminatti Forekevicz, Universidade Federal do Paraná

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná

Nandara Lopes dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná

Natalye Victoria da Costa Arsie, Universidade Federal do Paraná

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná

Priscila de Fátima Mendanha Klitzke, Universidade Federal do Paraná

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná

Rúbia Baÿerl, Universidade Federal do Paraná

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná

Vanessa Silva de Quevedo, Universidade Federal do Paraná

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná

Ariani Cavazzani Szkudlarek, Fisioterapeuta Docente do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná

Fisioterapeuta Docente do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná)

Viviane Jarek, Fisioterapeuta do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná

Fisioterapeuta do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná

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Published

2021-01-04

How to Cite

de Souza, A. C. F., Pesaski, A., de Oliveira, A. J. L. D., da Silva, A. M. P., Zeferino, A. do C., Hayasi, E. O., … Jarek, V. (2021). PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES: ATIVIDADES EDUCATIVAS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Extensão Em Foco, (22). https://doi.org/10.5380/ef.v0i22.74687

Issue

Section

EXPERIENCE REPORT