CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ALUNOS DOS CURSOS DE ENFERMAGEM E MEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i21.68267Keywords:
Capacitação profissional, Universidade, Relações comunidade instituição, Assistência à saúde .Abstract
Introdução: Sendo um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico, social e político, a extensão universitária tem como objetivo, desenvolver uma ação que ligue a universidade aos estudantes e a sociedade. Desta forma, na década de 80, docentes dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) criaram um projeto de extensão para o atendimento a pacientes portadores de feridas crônicas, envolvendo estudantes destes cursos. Objetivo: Identificar as contribuições de um projeto de extensão relacionado à assistência ao portador de ferida crônica, para a formação profissional de alunos dos cursos de enfermagem e medicina. Metodologia: Estudo transversal realizado no ambulatório de especialidades do Hospital Universitário/UEL. A amostra compreendeu-se de 31 alunos. A coleta de dados foi feita através de instrumento com perguntas abertas e fechadas, por meio de questionário. Resultados: A maioria dos alunos era do sexo feminino (83,87%), na faixa etária de 20 a 25 anos (77,42%). Dentre as habilidades desenvolvidas no projeto, todos os alunos (100%) relataram ter sido a técnica de curativo e a comunicação. Conclusão: O projeto contribui de forma expressiva na formação dos alunos, desenvolvendo habilidades para o futuro profissional, tanto técnicas como relacionais, além de integrar universidade e comunidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright in articles published in this journal rests with the author, with first publication rights to the journal. As a result of being published in this open access journal, the articles are free to use, and any part of the publications may be reproducing provided that proper credit is given.
All articles published in the Journal Extensão em Foco are under CC BY 4.0 International license.


