Sistema Série Escola: recurso de verificação para formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i6.32119Keywords:
Formação Docente, Planejamento, Sistema SERIEAbstract
A formação docente, num viés da práxis educativa, se configura como uma política voltada à qualidade pessoal e profissional. Como consequência são evidentes as exigências de mudança comportamental do docente no atual cenário educacional. Buscou-se investigar de que maneira os dados do Sistema SERIE, um programa computacional de estatísticas disponível nas escolas estaduais de Santa Catarina, podem ser utilizados para o planejamento de formação continuada, nas escolas da rede pública estadual de abrangência da Sétima Gerência Regional de Educação. Procurou-se entender, também, em que medida esse Sistema é utilizado para diagnosticar as áreas de menor rendimento educacional, que, consequentemente, precisam de intervenção, utilizando estes dados para reflexão e aprimoramento pedagógico. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, tendo o questionário estruturado como técnica da pesquisa, envolvendo todas as escolas de abrangência da Sétima Gerência Regional de Educação. Constatou-se que as equipes pedagógicas das escolas utilizam, na sua maioria, os dados estatísticos de aprendizagem para o planejamento de formação docente, mas contradizem-se na seleção das temáticas da formação a ser proposta, uma vez que não analisam os dados e, em grande parte, consultam aleatoriamente o interesse dos docentes. Outra variável diagnosticada é o posicionamento da equipe pedagógica que reconhece a eficácia da formação continuada quando é realizada por área de ensino. No entanto, essa equipe realiza uma formação conjunta com todos os profissionais da educação nas unidades escolares. Dessa forma, é possível constatar que o Sistema SERIE possibilita recursos de análise para o aumento dos índices da qualidade do ensino público estadual, mas está disperso e sem organização para seu uso adequado e promissor.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
Nichele Magro, A. (2010). Sistema Série Escola: recurso de verificação para formação continuada. Extensão Em Foco, (6). https://doi.org/10.5380/ef.v0i6.32119
Issue
Section
ORIGINAL ARTICLE
License
Copyright in articles published in this journal rests with the author, with first publication rights to the journal. As a result of being published in this open access journal, the articles are free to use, and any part of the publications may be reproducing provided that proper credit is given.
All articles published in the Journal Extensão em Foco are under CC BY 4.0 International license.


