A INDISSOCIABILIDADE CONSCIENTE: UMA REFLEXÃO SOBRE O COTIDIANO DA DOCÊNCIA

Autores

  • Marilene Reimer UFPR
  • Rosa Maria Zagonel UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i9.38916

Palavras-chave:

indissociabilidade, interação dialógica, extensão universitária, diversidade.

Resumo

A indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, no dia-a-dia das universidades, é uma construção contínua, que se confunde com a discussão sobre a missão da universidade no século XXI. Da mesma forma, a extensão universitária está cotidianamente articulada com o conhecimento e muitas são as concepções adotadas nas instituições. O presente artigo propõe uma reflexão sobre o papel da indissociabilidade na extensão e na formação integral do estudante universitário por meio da análise do perfil dos atores envolvidos no ensino, pesquisa e extensão, das ações realizadas e dos conhecimentos construídos. A discussão parte da nossa experiência no acompanhamento de Programas e Projetos de Extensão na UFPR e se fundamenta em autores como Freire, Boaventura Santos e Morin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Reimer, UFPR

Graduada em Pedagogia pela UFPR, pedagoga da Universidade Federal do Paraná.

Rosa Maria Zagonel, UFPR

Mestre em Tecnologia pela UTFPR, pedagoga da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2014-12-11

Como Citar

Reimer, M., & Zagonel, R. M. (2014). A INDISSOCIABILIDADE CONSCIENTE: UMA REFLEXÃO SOBRE O COTIDIANO DA DOCÊNCIA. Extensão Em Foco, (9). https://doi.org/10.5380/ef.v0i9.38916

Edição

Seção

Artigo Original