Arte, tecnologia e inteligência artificial: relato de uma capacitação extensionista para educadores junto ao programa Arte na Escola - polo FURB

Relato de uma Capacitação Extensionista para Educadores junto ao Programa Arte na Escola - Polo FURB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v1i37.97860

Palavras-chave:

Arte, Tecnologia, Prática extensionista, Formação continuada de professores, Inteligência artificial

Resumo

Este artigo relata uma ação extensionista de formação continuada realizada em 2023 pelo Programa Institucional Arte na Escola (PIAE), vinculado à Universidade Regional de Blumenau (FURB), como parte do projeto Arte e Tecnologia: Construindo Redes Sociais Tecnológicas e Artísticas. A formação abordou o uso da inteligência artificial (IA) como possibilidade pedagógica e artística, com foco na capacitação de educadores para compreender e aplicar a IA de forma ética e crítica no contexto educacional. Foram trabalhados quatro objetivos: compreender os princípios da IA e suas implicações na educação; analisar benefícios e desafios de seu uso no ensino; explorar estratégias práticas para integrar a IA às atividades pedagógicas e contextos escolares; e refletir sobre aspectos éticos e sociais. A metodologia adotou abordagem colaborativa entre formadores e participantes, promovendo trocas sobre arte, tecnologia e IA, com base em fundamentos teóricos e atividades práticas. A experiência indicou o potencial da formação para estimular a reflexão crítica e o uso responsável da IA na educação, além de levantar recomendações para futuras edições.

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Biografia do Autor

Tales Coirolo, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Design de Produto pela ULBRA Universidade Luterana do Brasil (1998). Especialização em Gestão Estratégica de Marketing pelo ICPG, Instituto Catarinense de pós-graduação (2004). Mestrado em Desenvolvimento Regional pela FURB, Fundação Universidade Regional de Blumenau (2012). Tem experiência na área de Design de produto e Moda. Atuando com projeto de produto, pesquisa de mercado, representação gráfica bi e tridimensional manual e digital, lecionando disciplinas correlatas nas seguintes instituições: FURB, Fundação Universidade Regional de Blumenau. Atuando como docente no Departamento de Engenharia de Produção e Design. E como pesquisador junto grupo de pesquisa Desígnio; na linha de pesquisa Design e processos.

Kalinka Maronez Moura, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Especialista em Marketing e Criação de Moda pelo INPG - Instituto Nacional de Pós-graduação e Faculdade Cenecista de Joinville (2003). Bacharel em Moda – Habilitação em Estilismo Industrial pela Universidade Regional de Blumenau (2001). Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Regional de Blumenau (2023-2027). Atua como bolsista no Programa Institucional Arte na Escola Polo FURB com o Projeto Mediação Artística e Ação Educativa nos Espaços de Cultura da Furb (2024-2025). Foi bolsista no Programa Institucional Arte na Escola Polo FURB com o Projeto Arte e Tecnologia: Construindo Redes Sociais Tecnológicas e Artísticas em 2023. Integra o GPAEE - Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação.

Carla Carvalho, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Professora de Arte, Dra. em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Professora do Departamento de Arte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB, SC. Coordenadora do Projeto Educação Estética e Mediação Cultural vinculado ao PIAE FURB. Em pós doutoramento em Letras, Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande - FURB e investiga sobre o processo de criação dos Livros de Artistas.

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Publicado

2025-08-12

Como Citar

Coirolo, T., Maronez Moura, K., & Carvalho, C. (2025). Arte, tecnologia e inteligência artificial: relato de uma capacitação extensionista para educadores junto ao programa Arte na Escola - polo FURB : Relato de uma Capacitação Extensionista para Educadores junto ao Programa Arte na Escola - Polo FURB. Extensão Em Foco, 1(37), 50–65. https://doi.org/10.5380/ef.v1i37.97860

Edição

Seção

Relato de Experiência