Arte, tecnologia e inteligência artificial: relato de uma capacitação extensionista para educadores junto ao programa Arte na Escola - polo FURB
Relato de uma Capacitação Extensionista para Educadores junto ao Programa Arte na Escola - Polo FURB
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v1i37.97860Palavras-chave:
Arte, Tecnologia, Prática extensionista, Formação continuada de professores, Inteligência artificialResumo
Este artigo relata uma ação extensionista de formação continuada realizada em 2023 pelo Programa Institucional Arte na Escola (PIAE), vinculado à Universidade Regional de Blumenau (FURB), como parte do projeto Arte e Tecnologia: Construindo Redes Sociais Tecnológicas e Artísticas. A formação abordou o uso da inteligência artificial (IA) como possibilidade pedagógica e artística, com foco na capacitação de educadores para compreender e aplicar a IA de forma ética e crítica no contexto educacional. Foram trabalhados quatro objetivos: compreender os princípios da IA e suas implicações na educação; analisar benefícios e desafios de seu uso no ensino; explorar estratégias práticas para integrar a IA às atividades pedagógicas e contextos escolares; e refletir sobre aspectos éticos e sociais. A metodologia adotou abordagem colaborativa entre formadores e participantes, promovendo trocas sobre arte, tecnologia e IA, com base em fundamentos teóricos e atividades práticas. A experiência indicou o potencial da formação para estimular a reflexão crítica e o uso responsável da IA na educação, além de levantar recomendações para futuras edições.
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