As redes sociais no ensino remoto: As possibilidades de aplicação e as percepções de professores a partir de uma experiência formativa

Autores

  • Morgana sousa de melo
  • Letícia dos Santos Carvalho dos Santos Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.84375

Palavras-chave:

Redes sociais, ensino, aprendizagem, ensino remoto.

Resumo

Este trabalho objetiva discutir as possibilidades de uso das redes sociais e as percepções dos professores sobre a aplicação dessas ferramentas na educação, a partir da experiência desenvolvida em um curso de extensão oferecido no formato remoto. Metodologicamente, o estudo pauta-se na análise das produções elaboradas nas ferramentas Instagram, Facebook, Whatsapp e Telegram e nas visões dos participantes sobre o uso desses aplicativos na sala de aula. Como resultado, evidencia-se o desenvolvimento de atividades interativas síncronas e assíncronas, a sistematização de conteúdos, a partilha e curadoria de materiais, assim como a ampliação de novos olhares sobre as funcionalidades, o que tem a potencialidade de fomentar a criação de novas metodologias.

Biografia do Autor

Morgana sousa de melo

Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) campus FELCS-Currais Novos-RN. Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

Letícia dos Santos Carvalho dos Santos Carvalho

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lotada na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS), na área de Educação.

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

de melo, M. sousa, & Carvalho, L. dos S. C. dos S. (2022). As redes sociais no ensino remoto: As possibilidades de aplicação e as percepções de professores a partir de uma experiência formativa. Extensão Em Foco, (27). https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.84375

Edição

Seção

Artigo Original