Terapia ocupacional social e espaços educativos de antiopressão na universidade: um relato dos extensionistas do Núcleo Metuia Cerrado
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v1i35.95529Palavras-chave:
Extensão Universitária, Educação, Cultura.Resumo
O presente trabalho busca expor, por meio de um relato de experiência, as reflexões e aprendizados vividos no projeto de extensão Metuia Cerrado durante o ano de 2023, pelas perspectivas das estudantes extensionistas. O projeto, que trabalha com o referencial teórico-metodológico da terapia ocupacional social, promoveu cinco oficinas temáticas com os estudantes universitários, a saber: Memes, Vogue, de Baile Charme,Teatro do Oprimido e uma Oficina na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), esta última com o público marcado pela deficiência intelectual e atravessados pelo capacitismo. As oficinas projetaram criar ambientes de resistência, acolhimento e expressão que auxiliem para a construção de processos de emancipação social e o pensamento crítico. Além disso, o projeto também contribuiu para a formação acadêmica dos extensionistas e no fomento e aprofundamento às temáticas voltadas para a área social, de assistência e promotora de direitos, demonstrando que terapeutas ocupacionais são profissionais que podem articular essas demandas por meio de suas ações e atividades e que a universidade, em parceria com demais serviços da rede, pode ser um espaço para essas articulações, que se demonstram essenciais para superação de paradigmas ainda alocados no ambiente universitário. Conclui-se que foram ações importantes para fomentar a construção de ações mais diversas e inclusivas, tendo como base o trabalho da terapia ocupacional social.
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