Projeto SEMIPEQ e a questão da profissionalidade docente em Química: entre o pensar e o fazer na extensão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i22.73702

Palavras-chave:

Projeto de extensão, SEMIPEQ, Desenvolvimento profissional docente em Química.

Resumo

Com foco no desenvolvimento profissional docente, esta pesquisa destaca a importância do projeto de extensão denominado Semana de Minicursos das Práticas de Ensino de Química desenvolvido desde 2002 pelo laboratório de pesquisa e ensino de Química da UFMT (LabPEQ) e pela Área de Ensino. A partir de processos educativos em uma dinâmica de integração entre elementos científicos, pedagógicos, didáticos, metodológicos e de intervenção, a intenção do projeto é de construir uma visão abrangente do que seja a profissionalidade docente no âmbito da Química. Os dados apontam que o projeto vem contribuindo para a constituição de uma nova forma de se pensar e fazer extensão, sendo as trocas promovidas entre a universidade e a sociedade confirmadas pela produção de conhecimento que transformam, tanto uma quanto outra. Com metodologia qualitativa e elementos de estudo de caso, evidencia-se a importância do projeto para a formação do professor de Química, bem como, possibilita, a partir da periodicidade e continuidade das ações, a discussão da curricularização e da indissociabilidade da extensão.

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Biografia do Autor

Natália Ávila Moraes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN/UFMT), está vinculada ao Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ/UFMT).Licenciada em Química (UFMT/ 2017). Possui Especialização de Nível Médio em Química (com ênfase em Açúcar e Álcool, Microbiologia Industrial e Análise de Solo e Foliar) pelo Centro de Educação Profissional Francisco Graziano Filho mantido pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura (CEP/ 2010). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/ QUÍMICA/ UFMT/ 2017 a 2018), Foi Tutora no Programa Tutoria em Química (TUTORIA/ QUÍMICA/ UFMT/ 2016). Foi bolsista do Projeto de Extensão SEMIPEQ (2014 a 2016) estando vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ/UFMT). Foi bolsista do Projeto Novos Talentos ( NOVOS TALENTOS/CAPES/ UFMT/ 2014 a 2016).

Elane Chaveiro Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2012). Mestre em Educação pela UFMT/1997. Graduada em Licenciatura Plena em Química pela UFMT/1992. Docente da graduação nas disciplinas da Área de Ensino de Química, bem como, docente, orientadora e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais Mestrado Profissional (PPGECN/2017-2018). Coordenadora do Programa de Residência Pedagógica em Química da UFMT/Cuiabá (agosto 2018 a janeiro 2020). Coordenadora do PIBID/QUÍMICA/CUIABÁ (2013/2016) e subcoordenadora do Programa Novos Talentos no Tema Águas de Mato Grosso (2014-2016). Atualmente, Coordenadora Pedagógica da Licenciatura Plena em Química (DQ 2015-2016 e 2019-2021), Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ). 

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

Moraes, N. Ávila, & Soares, E. C. (2021). Projeto SEMIPEQ e a questão da profissionalidade docente em Química: entre o pensar e o fazer na extensão universitária. Extensão Em Foco, (22). https://doi.org/10.5380/ef.v0i22.73702

Edição

Seção

Artigo Original