Open Journal Systems

Projeto SEMIPEQ e a questão da profissionalidade docente em Química: entre o pensar e o fazer na extensão universitária

Natália Ávila Moraes, Elane Chaveiro Soares

Resumo


Com foco no desenvolvimento profissional docente, esta pesquisa destaca a importância do projeto de extensão denominado Semana de Minicursos das Práticas de Ensino de Química desenvolvido desde 2002 pelo laboratório de pesquisa e ensino de Química da UFMT (LabPEQ) e pela Área de Ensino. A partir de processos educativos em uma dinâmica de integração entre elementos científicos, pedagógicos, didáticos, metodológicos e de intervenção, a intenção do projeto é de construir uma visão abrangente do que seja a profissionalidade docente no âmbito da Química. Os dados apontam que o projeto vem contribuindo para a constituição de uma nova forma de se pensar e fazer extensão, sendo as trocas promovidas entre a universidade e a sociedade confirmadas pela produção de conhecimento que transformam, tanto uma quanto outra. Com metodologia qualitativa e elementos de estudo de caso, evidencia-se a importância do projeto para a formação do professor de Química, bem como, possibilita, a partir da periodicidade e continuidade das ações, a discussão da curricularização e da indissociabilidade da extensão.

Palavras-chave


Projeto de extensão; SEMIPEQ; Desenvolvimento profissional docente em Química.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i22.73702