Projeto SEMIPEQ e a questão da profissionalidade docente em Química: entre o pensar e o fazer na extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i22.73702Palavras-chave:
Projeto de extensão, SEMIPEQ, Desenvolvimento profissional docente em Química.Resumo
Com foco no desenvolvimento profissional docente, esta pesquisa destaca a importância do projeto de extensão denominado Semana de Minicursos das Práticas de Ensino de Química desenvolvido desde 2002 pelo laboratório de pesquisa e ensino de Química da UFMT (LabPEQ) e pela Área de Ensino. A partir de processos educativos em uma dinâmica de integração entre elementos científicos, pedagógicos, didáticos, metodológicos e de intervenção, a intenção do projeto é de construir uma visão abrangente do que seja a profissionalidade docente no âmbito da Química. Os dados apontam que o projeto vem contribuindo para a constituição de uma nova forma de se pensar e fazer extensão, sendo as trocas promovidas entre a universidade e a sociedade confirmadas pela produção de conhecimento que transformam, tanto uma quanto outra. Com metodologia qualitativa e elementos de estudo de caso, evidencia-se a importância do projeto para a formação do professor de Química, bem como, possibilita, a partir da periodicidade e continuidade das ações, a discussão da curricularização e da indissociabilidade da extensão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.

Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

