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AVALIAÇÃO DO USO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DO BEM-ESTAR DE CÃES E GATOS ÀS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS URBANAS E RURAIS

Erica Cristina Bueno do Prado Guirro, Rute Almeida Albuquerque, Grace Helen Milbratz, Jéssica Naiara Voitena, Cícero Bizinelli, Bárbara Amanda Bebber, Fabiana Carla Puntel, Anna Laura Thomsen Corrêa, Alberto Vizotto Netto

Resumo


O uso de jogos educativos, inclusive eletrônicos, pode otimizar o aprendizado no ensino fundamental, mas a literatura não apresenta estudos que comparem o uso desses recursos em escolas urbanas ou rurais. Devido à interação positiva entre crianças e animais, o tema bem-estar animal poderia ser trabalhado na escola a fim de se preparar uma sociedade futura mais consciente de seus atos em relação aos animais de estimação. Diante disso, este estudo avaliou o uso de jogos educativos no aprendizado do tema bem-estar de cães e gatos aplicados às crianças do ensino fundamental matriculadas em nove escolas urbanas (EU) e em seis escolas rurais (ER), totalizando 403 alunos. Foi elaborado um questionário sobre o tema para verificar o conhecimento prévio (QI), o aprendizado a curto prazo (QII) e a longo prazo (QIII). Nas escolas do grupo 1, houve uma palestra sobre o tema; no grupo 2, houve uma palestra seguida da aplicação de jogo eletrônico; no grupo 3, houve uma palestra seguida de jogo de tabuleiro. A curto prazo, não ocorreu diferença na retenção das informações, porém a longo prazo os jogos contribuíram no aproveitamento, principalmente quando se utilizou jogo eletrônico. Não houve diferença de aproveitamento entre as crianças de escolas urbanas ou rurais.


Palavras-chave


didática; digital; infantil; pedagogia

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i18.60081