Relógio Solar: Construção do Saber em Física Aplicada às Edificações com Efeito Extensionista
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i2.24725Palavras-chave:
Física das edificações, conforto ambiental, relógio solar, eficiência energética, projeto de arquiteturaResumo
Este artigo relata a concepção e realização de nove relógios solares em pátios de escolas de ensino fundamentalem Curitiba. Trata-se de um projeto realizado no âmbito da disciplina de Conforto Ambiental nocurso de Arquitetura e Urbanismo e ainda no estágio de docência de duas mestrandas em Construção Civil.O modelo utilizado é de um relógio solar interativo, em que cada pessoa realiza a leitura das horas a partir dasombra projetada pelo próprio corpo. O intuito principal é a fixação de conhecimentos de geometria solarpelos estudantes de arquitetura. Observou-se em todas as situações um razoável envolvimento destesestudantes, que se apropriaram da responsabilidade executiva e até mesmo pedagógica diante da comunidadedas escolas. Desenvolveu-se assim uma atividade prática, eficiente, de efeito extensionista.Downloads
Como Citar
Schmid, A. L., Cruz do Nascimento, W., & Machado, C. B. Z. (2008). Relógio Solar: Construção do Saber em Física Aplicada às Edificações com Efeito Extensionista. Extensão Em Foco, (2). https://doi.org/10.5380/ef.v0i2.24725
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional