Relógio Solar: Construção do Saber em Física Aplicada às Edificações com Efeito Extensionista

Autores

  • Aloísio Leoni Schmid Universidade Federal do Paraná
  • Wânia Cruz do Nascimento
  • Caroline Barp Zanchet Machado

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i2.24725

Palavras-chave:

Física das edificações, conforto ambiental, relógio solar, eficiência energética, projeto de arquitetura

Resumo

Este artigo relata a concepção e realização de nove relógios solares em pátios de escolas de ensino fundamentalem Curitiba. Trata-se de um projeto realizado no âmbito da disciplina de Conforto Ambiental nocurso de Arquitetura e Urbanismo e ainda no estágio de docência de duas mestrandas em Construção Civil.O modelo utilizado é de um relógio solar interativo, em que cada pessoa realiza a leitura das horas a partir dasombra projetada pelo próprio corpo. O intuito principal é a fixação de conhecimentos de geometria solarpelos estudantes de arquitetura. Observou-se em todas as situações um razoável envolvimento destesestudantes, que se apropriaram da responsabilidade executiva e até mesmo pedagógica diante da comunidadedas escolas. Desenvolveu-se assim uma atividade prática, eficiente, de efeito extensionista.

Biografia do Autor

Aloísio Leoni Schmid, Universidade Federal do Paraná

Prof. Dr. UFPR, Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Programa de Pós-Graduação em Construção Civil - PPGCC, Caixa Postal 19011 - DAU, 81.531-990 - Curitiba - PR

Wânia Cruz do Nascimento

Arquiteta e Urbanista, Mestre em Construção Civil, egressa do PPGCC - UFPR

Caroline Barp Zanchet Machado

Arquiteta e Urbanista, Mestre em Construção Civil, egressa do PPGCC - UFPR

Downloads

Como Citar

Schmid, A. L., Cruz do Nascimento, W., & Machado, C. B. Z. (2008). Relógio Solar: Construção do Saber em Física Aplicada às Edificações com Efeito Extensionista. Extensão Em Foco, (2). https://doi.org/10.5380/ef.v0i2.24725

Edição

Seção

Artigo Original