Sala de Aula: Espaço Pedagócico para Viver e Aprender Arte

Autores

  • Alexandre Silva dos Santos Filho

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i2.24703

Palavras-chave:

Leitura de imagem, alfabetização estético-visual, arte, professor

Resumo

A importância do professor saber ler uma imagem visual é imprescindível para que também possa possibilitara seus alunos a experiência de entrar em contato com o conteúdo objetivo e subjetivo das obrasartísticas. Otto Dix e Lassar Segal trabalharam a temática guerra, muito oportuna para ser discutida comotema da arte e vivência atual sobre as guerras e o terrorismo no mundo. O objetivo principal dessa experiênciapor meio da leitura e releitura de obras de arte foi promover um encontro com professores leigos em arteque, ao mesmo tempo, estavam trabalhando a disciplina em sala de aula, mas que não tinham nenhumaexperiência com a arte e a sua história. Dessa forma, tornou-se oportuno realizar a alfabetização estéticovisuale o conhecimento da gramática visual numa oficina promovida pela Universidade Federal do Pará -Campus de Marabá pelo Núcleo de Arte Educação Sul e Sudeste do Pará e projeto Arte na Escola.

Biografia do Autor

Alexandre Silva dos Santos Filho

Professor na Universidade Federal do Pará, Coordenador do Arte na Escola UFPA – Campus de Marabá, Mestre em Comunicação e Cultura  Contemporânea e doutorando em educação na UFG. Rua 226, Qd.67C, Lt.10, Nº894, apto. 102, Ed.  Milão, CEP 74610-130, Goiânia-Go. Fone (62) 32616601/ 8169713

Downloads

Como Citar

Filho, A. S. dos S. (2008). Sala de Aula: Espaço Pedagócico para Viver e Aprender Arte. Extensão Em Foco, (2). https://doi.org/10.5380/ef.v0i2.24703

Edição

Seção

Dossiê - Cultura e Arte