Sala de Aula: Espaço Pedagócico para Viver e Aprender Arte
Resumo
A importância do professor saber ler uma imagem visual é imprescindível para que também possa possibilitara seus alunos a experiência de entrar em contato com o conteúdo objetivo e subjetivo das obrasartísticas. Otto Dix e Lassar Segal trabalharam a temática guerra, muito oportuna para ser discutida comotema da arte e vivência atual sobre as guerras e o terrorismo no mundo. O objetivo principal dessa experiênciapor meio da leitura e releitura de obras de arte foi promover um encontro com professores leigos em arteque, ao mesmo tempo, estavam trabalhando a disciplina em sala de aula, mas que não tinham nenhumaexperiência com a arte e a sua história. Dessa forma, tornou-se oportuno realizar a alfabetização estéticovisuale o conhecimento da gramática visual numa oficina promovida pela Universidade Federal do Pará -Campus de Marabá pelo Núcleo de Arte Educação Sul e Sudeste do Pará e projeto Arte na Escola.
Palavras-chave
Leitura de imagem; alfabetização estético-visual; arte; professor
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i2.24703