Reformas viajantes

as influências internacionais nas políticas curriculares no Brasil e os desdobramentos para a garantia da educação como direito humano

Autores

  • Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), Teresópolis, Rio de Janeiro, Brasil; Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil; Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2780-0054
  • Fabiana Eckhardt b  Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil; Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7933-6572

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.94901

Palavras-chave:

Reformas Viajantes, Políticas Curriculares, BNCC, Direitos Humanos

Resumo

Este artigo teve como objetivo compreender o contexto de influência das políticas curriculares brasileiras, em especial a Base Nacional Comum Curricular, à luz da abordagem do ciclo de políticas, fazendo uso de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Partindo de uma visão de que a educação é um direito humano, as reformas no âmbito da educação parecem estar fundamentadas sob os traços da colonialidade, contribuindo para a reprodução das diversas formas de desigualdade, privilegiando soluções transferidas de outras realidades, o que denominamos de “reformas viajantes”. Ancoradas em uma perspectiva eurocêntrica que define uma ideia de humanidade, colocam em questão os direitos humanos como direito de todos/as indistintamente. Por isso, sustenta-se neste artigo que a simples importação de prescrições de outras realidades contribui para que haja um esgarçamento do sistema de educação pública e uma consequente necessidade de novas reformas, como um movimento ininterrupto de crise.

Biografia do Autor

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), Teresópolis, Rio de Janeiro, Brasil; Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil; Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Comunicação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; Professor titular, Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), Teresópolis, Rio de Janeiro, Brasil; Professor, Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil; e Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Fabiana Eckhardt, b  Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil; Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil; Professora,
Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Mocarzel, M. S. M. V., & Eckhardt, F. (2024). Reformas viajantes: as influências internacionais nas políticas curriculares no Brasil e os desdobramentos para a garantia da educação como direito humano. Educar Em Revista, 40(1), e94901. https://doi.org/10.1590/1984-0411.94901

Edição

Seção

DOSSIÊ "A internacionalização das políticas educacionais no marco dos direitos humanos"