Reformas viajantes

as influências internacionais nas políticas curriculares no Brasil e os desdobramentos para a garantia da educação como direito humano

Authors

  • Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), Teresópolis, Rio de Janeiro, Brasil; Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil; Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2780-0054
  • Fabiana Eckhardt b  Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil; Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7933-6572

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.94901

Keywords:

Reformas Viajantes, Políticas Curriculares, BNCC, Direitos Humanos

Abstract

Este artigo teve como objetivo compreender o contexto de influência das políticas curriculares brasileiras, em especial a Base Nacional Comum Curricular, à luz da abordagem do ciclo de políticas, fazendo uso de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Partindo de uma visão de que a educação é um direito humano, as reformas no âmbito da educação parecem estar fundamentadas sob os traços da colonialidade, contribuindo para a reprodução das diversas formas de desigualdade, privilegiando soluções transferidas de outras realidades, o que denominamos de “reformas viajantes”. Ancoradas em uma perspectiva eurocêntrica que define uma ideia de humanidade, colocam em questão os direitos humanos como direito de todos/as indistintamente. Por isso, sustenta-se neste artigo que a simples importação de prescrições de outras realidades contribui para que haja um esgarçamento do sistema de educação pública e uma consequente necessidade de novas reformas, como um movimento ininterrupto de crise.

Author Biographies

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), Teresópolis, Rio de Janeiro, Brasil; Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil; Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Comunicação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; Professor titular, Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), Teresópolis, Rio de Janeiro, Brasil; Professor, Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil; e Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Fabiana Eckhardt, b  Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil; Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil; Professora,
Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil.

Published

2024-12-16

How to Cite

Mocarzel, M. S. M. V., & Eckhardt, F. (2024). Reformas viajantes: as influências internacionais nas políticas curriculares no Brasil e os desdobramentos para a garantia da educação como direito humano. Educar Em Revista, 40(1), e94901. https://doi.org/10.1590/1984-0411.94901

Issue

Section

DOSSIÊ "A internacionalização das políticas educacionais no marco dos direitos humanos"