Infância e Educação Científica: perspectivas para aprendizagem docente
Keywords:
Educação Infantil, Ensino de Ciências, Formação Docente, Infância.Abstract
Este artigo aborda a relação entre a formação de professores e a importância
da Educação Científica na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino
Fundamental, de forma a trazer indicativos para a aprendizagem inicial
docente no trabalho com as crianças. Para tanto se recorreu às narrativas dos
estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública brasileira,
que após realizarem visitas a campo para observar a prática pedagógica de
professores puderam ampliar as perspectivas acerca do ensino de Ciências
atrelado às especificidades da infância. Ficou evidente a necessidade de
atividades sensoriais e lúdicas pautadas na experimentação, com visitas
e passeios externos como fundamentais para o ensino de Ciências para
as crianças, bem como ficou claro que os sentimentos de participação e
pertença atrelados à formação cidadã na Educação Científica favorecem a
aprendizagem das crianças para desvelar os fenômenos do mundo de forma
crítica e reflexiva.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

