Infância e Educação Científica: perspectivas para aprendizagem docente

Autores/as

Palabras clave:

Educação Infantil, Ensino de Ciências, Formação Docente, Infância.

Resumen

Este artigo aborda a relação entre a formação de professores e a importância
da Educação Científica na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino
Fundamental, de forma a trazer indicativos para a aprendizagem inicial
docente no trabalho com as crianças. Para tanto se recorreu às narrativas dos
estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública brasileira,
que após realizarem visitas a campo para observar a prática pedagógica de
professores puderam ampliar as perspectivas acerca do ensino de Ciências
atrelado às especificidades da infância. Ficou evidente a necessidade de
atividades sensoriais e lúdicas pautadas na experimentação, com visitas
e passeios externos como fundamentais para o ensino de Ciências para
as crianças, bem como ficou claro que os sentimentos de participação e
pertença atrelados à formação cidadã na Educação Científica favorecem a
aprendizagem das crianças para desvelar os fenômenos do mundo de forma
crítica e reflexiva.

Publicado

2021-08-23

Cómo citar

Voltarelli, M. A., & Lopes, E. A. de M. (2021). Infância e Educação Científica: perspectivas para aprendizagem docente. Educar Em Revista, 37. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75394

Número

Sección

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