Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental

Autores

  • Ana Luzia Videira Parisotto Unesp/Faculdade de Ciências e Tecnologia
  • Renata Portela Rinaldi Unesp/Faculdade de Ciências e Tecnologia

Palavras-chave:

ensino de língua materna, formação docente, necessidades formativas.

Resumo

Há muitos desafios postos ao professor para o ensino de língua materna na perspectiva da alfabetização e do letramento como práticas sociais. No caso específico do município de Presidente Prudente, torna-se essencial compreender como ocorre o processo de formação continuada dos professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental para que sejam pensadas ações formativas, tanto no âmbito do sistema municipal quanto nas escolas, que enfatizem o ensino de língua materna. Nesse sentido, este artigo objetiva refletir sobre a formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental,  a partir das dificuldades e das necessidades formativas apresentadas pelos docentes com relação ao ensino de língua materna. Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, financiada pelo CNPq, por meio da qual analisamos os dados referentes a vinte e duas escolas vinculadas à Secretaria de Educação do município, no que diz respeito às respostas dos professores emitidas por meio de questionários. Para este artigo, estabelecemos um recorte com o intuito de apresentar os dados relativos às respostas a duas questões dentre as que compuseram o questionário respondido pelos professores: uma referente às dificuldades que enfrentam para o ensino de língua materna e outra que diz respeito às necessidades formativas para este ensino. O que os participantes da pesquisa apontam como principais dificuldades relacionadas ao ensino de língua materna comparecem também no que evidenciam como necessidades formativas. 

Biografia do Autor

Ana Luzia Videira Parisotto, Unesp/Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento de Educação

Área de Ensino de Língua Portuguesa

Renata Portela Rinaldi, Unesp/Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento de Educação

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

Parisotto, A. L. V., & Rinaldi, R. P. (2016). Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental. Educar Em Revista, 32(60), p. 261–276. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45125

Edição

Seção

Demanda Contínua