Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental

Authors

  • Ana Luzia Videira Parisotto Unesp/Faculdade de Ciências e Tecnologia
  • Renata Portela Rinaldi Unesp/Faculdade de Ciências e Tecnologia

Keywords:

ensino de língua materna, formação docente, necessidades formativas.

Abstract

Há muitos desafios postos ao professor para o ensino de língua materna na perspectiva da alfabetização e do letramento como práticas sociais. No caso específico do município de Presidente Prudente, torna-se essencial compreender como ocorre o processo de formação continuada dos professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental para que sejam pensadas ações formativas, tanto no âmbito do sistema municipal quanto nas escolas, que enfatizem o ensino de língua materna. Nesse sentido, este artigo objetiva refletir sobre a formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental,  a partir das dificuldades e das necessidades formativas apresentadas pelos docentes com relação ao ensino de língua materna. Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, financiada pelo CNPq, por meio da qual analisamos os dados referentes a vinte e duas escolas vinculadas à Secretaria de Educação do município, no que diz respeito às respostas dos professores emitidas por meio de questionários. Para este artigo, estabelecemos um recorte com o intuito de apresentar os dados relativos às respostas a duas questões dentre as que compuseram o questionário respondido pelos professores: uma referente às dificuldades que enfrentam para o ensino de língua materna e outra que diz respeito às necessidades formativas para este ensino. O que os participantes da pesquisa apontam como principais dificuldades relacionadas ao ensino de língua materna comparecem também no que evidenciam como necessidades formativas. 

Author Biographies

Ana Luzia Videira Parisotto, Unesp/Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento de Educação

Área de Ensino de Língua Portuguesa

Renata Portela Rinaldi, Unesp/Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento de Educação

Published

2016-06-29

How to Cite

Parisotto, A. L. V., & Rinaldi, R. P. (2016). Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental. Educar Em Revista, 32(60), p. 261–276. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45125

Issue

Section

Demanda Contínua