Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão

Autores

  • Dília Maria Andrade Glória

Palavras-chave:

direito à educação, fracasso escolar, inclusão escolar, the right to attend a school education, school failure, school inclusion.

Resumo

Neste estudo, discute-se as dificuldades do reconhecimento dos direitos humanos após a Revolução Francesa de 1789 e, em especial, o direito à educação pública escolar. Na busca por conhecer as condições que favorecem a inclusão escolar, examina-se a situação do fracasso escolar no Brasil, bem como mudanças recentes implementadas por políticas públicas, em particular o princípio da nãoretenção escolar na Escola Fundamental. Conclui-se que ainda permanece uma grande distância entre o que é legalmente proclamado e o que é realmente efetivado em termos do direito à educação no Brasil.

Right to school learning: the inclusion discourse x the exclusion practice

Abstract

In this study, I discuss the difficulties of acknowledging human rights after the French Revolution of 1789, and in special, the right to attend a public school education. In the search for knowing the conditions for school inclusion, I examine the situation of school failure in the Brazil, as well as, recent changes implemented by public policies, in particular, the School Non- Retention Projects for Elementary Schooling. I came to the conclusion that still remains a great distance between what is legally proclaimed and what is really accomplished in terms of ones right to education in Brazil.

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Como Citar

Glória, D. M. A. (2002). Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão. Educar Em Revista, 18(20), p. 209–222. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2107

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