Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas

Autores

  • José Carlos Libâneo

Palavras-chave:

Pedagogia, prática social, formação de professores, LDB.

Resumo

Um dos fenômenos mais significativos dos processos sociais contemporâneos é a ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades educativas, levando, por conseqüência, a uma diversificação da ação pedagógica na sociedade. Em várias esferas da prática social, mediante as modalidades de educação informais, não-formais e formais, amplia-se a produção e disseminação de saberes e modos de ação (conhecimentos, conceitos, habilidades, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando a práticas pedagógicas. Estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica, conforme expressão de Beillerot. Nesses termos, minhas considerações neste artigo procuraram mostrar que a Pedagogia tem um papel fundamental na discussão dos rumos da educação brasileira, particularmente nesse momento de implantação da nova LDB.

Downloads

Como Citar

Libâneo, J. C. (2001). Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar Em Revista, 17(17), p. 153–173. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2074

Edição

Seção

Demanda Contínua