Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas

Autores/as

  • José Carlos Libâneo

Palabras clave:

Pedagogia, prática social, formação de professores, LDB.

Resumen

Um dos fenômenos mais significativos dos processos sociais contemporâneos é a ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades educativas, levando, por conseqüência, a uma diversificação da ação pedagógica na sociedade. Em várias esferas da prática social, mediante as modalidades de educação informais, não-formais e formais, amplia-se a produção e disseminação de saberes e modos de ação (conhecimentos, conceitos, habilidades, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando a práticas pedagógicas. Estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica, conforme expressão de Beillerot. Nesses termos, minhas considerações neste artigo procuraram mostrar que a Pedagogia tem um papel fundamental na discussão dos rumos da educação brasileira, particularmente nesse momento de implantação da nova LDB.

Cómo citar

Libâneo, J. C. (2001). Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar Em Revista, 17(17), p. 153–173. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2074

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