Relações e conflitos entre crianças na Educação Infantil: o que elas pensam e falam sobre isso
Keywords:
Infância, Conflito, Wallon, Sociologia da infância, Cultura.Abstract
Atualmente corrobora-se a ideia da importância da infância e de dar voz às crianças,uma vez que estas são compreendidas enquanto sujeitos capazes de construir, transformar, Produzir e reproduzir cultura. A partir deste novo paradigma e de uma problemática real da dinâmica de crianças da Educação Infantil, os conflitos interpessoais ocorridos entre elas, filmou-se e apresentou-se para as crianças, de 5 a 6 anos, cenas de suas rotinas objetivando que elas deem suas opiniões, hipóteses e sugestões acerca do que são conflitos e como se resolvem. Ouvir o que as crianças têm a dizer acerca dos conflitos que vivenciam valida a ideia da criança enquanto produtora de cultura e de conhecimento e, ainda, expande as possibilidades de pesquisa tendo como sustentação teórica e metodológica a Sociologia da Infância.
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

