Relações e conflitos entre crianças na Educação Infantil: o que elas pensam e falam sobre isso

Autores/as

  • Bianca Rodriguez Corsi Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Infância, Conflito, Wallon, Sociologia da infância, Cultura.

Resumen

Atualmente corrobora-se a ideia da importância da infância e de dar voz às crianças,uma vez que estas são compreendidas enquanto sujeitos capazes de construir, transformar, Produzir e reproduzir cultura. A partir deste novo paradigma e de uma problemática real da dinâmica de crianças da Educação Infantil, os conflitos interpessoais ocorridos entre elas, filmou-se e apresentou-se para as crianças, de 5 a 6 anos, cenas de suas rotinas objetivando que elas deem suas opiniões, hipóteses e sugestões acerca do que são      conflitos e como se resolvem. Ouvir o que as crianças têm a dizer acerca dos conflitos que vivenciam valida a ideia da criança enquanto produtora de cultura e de conhecimento e, ainda, expande as possibilidades de pesquisa tendo como sustentação teórica e metodológica a Sociologia da Infância.

Biografía del autor/a

Bianca Rodriguez Corsi, Universidade de São Paulo

Mestranda em Sociologia da Infância, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Cómo citar

Corsi, B. R. (2011). Relações e conflitos entre crianças na Educação Infantil: o que elas pensam e falam sobre isso. Educar Em Revista, 27(42), p. 279–296. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/14083

Número

Sección

Demanda Contínua