Práticas de letramentos com crianças em um Grupo de Estudos Bíblicos Pentecostal

Autori

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.89481

Parole chiave:

Práticas de Letramentos, Poder Simbólico, Estudos Bíblicos Pentecostais, Pesquisa Etnográfica

Abstract

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa etnográfica, cujo objetivo é analisar as práticas de letramentos em um grupo de estudos bíblicos da religião evangélica pentecostal, localizada na zona rural de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os dados visibilizam o letramento intrínseco às práticas religiosas, sendo a leitura da Bíblia a principal prática de letramentos. A análise focou nos eventos de contação de histórias bíblicas, utilizados para evangelização, a fim de identificar as estratégias das crianças para interpretar a escrita, a leitura e a oralidade que circulam nesse contexto. Os resultados mostram que as práticas de letramentos vivenciadas por elas estão fortemente vinculadas ao contexto social, envolvendo interações que caracterizam a cultura desse grupo religioso. Entretanto, essas práticas são permeadas pelo poder simbólico percebido com a inculcação de ideias, moldando o comportamento e incitando que aceitem os padrões dominantes, os quais são reproduzidos e considerados como legítimos e incontestáveis.

Biografie autore

Gabriela Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil; Professora, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Eneusa Mariza Pinto Xavier, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutoranda em Educação, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil;
Supervisora, Secretaria Municipal de Educação, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Eduardo Arriada, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; Professor, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Pubblicato

2024-11-29

Come citare

Nogueira, G., Xavier, E. M. P., & Arriada, E. (2024). Práticas de letramentos com crianças em um Grupo de Estudos Bíblicos Pentecostal. Educar Em Revista, 40(1), e89481. https://doi.org/10.1590/1984-0411.89481

Fascicolo

Sezione

Demanda Contínua