Práticas de letramentos com crianças em um Grupo de Estudos Bíblicos Pentecostal
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.89481Palabras clave:
Práticas de Letramentos, Poder Simbólico, Estudos Bíblicos Pentecostais, Pesquisa EtnográficaResumen
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa etnográfica, cujo objetivo é analisar as práticas de letramentos em um grupo de estudos bíblicos da religião evangélica pentecostal, localizada na zona rural de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os dados visibilizam o letramento intrínseco às práticas religiosas, sendo a leitura da Bíblia a principal prática de letramentos. A análise focou nos eventos de contação de histórias bíblicas, utilizados para evangelização, a fim de identificar as estratégias das crianças para interpretar a escrita, a leitura e a oralidade que circulam nesse contexto. Os resultados mostram que as práticas de letramentos vivenciadas por elas estão fortemente vinculadas ao contexto social, envolvendo interações que caracterizam a cultura desse grupo religioso. Entretanto, essas práticas são permeadas pelo poder simbólico percebido com a inculcação de ideias, moldando o comportamento e incitando que aceitem os padrões dominantes, os quais são reproduzidos e considerados como legítimos e incontestáveis.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

