Entre a prescrição curricular e as práticas docentes

o currículo de Ciências Humanas da escola do Quebec e o seu ensino no primário

Autori

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.84470

Parole chiave:

Universo Social, Didática da História, Pensamento Histórico, Currículo, Ensino-aprendizagem.

Abstract

Os debates em torno da concepção da disciplina História no Programme de Formation de l’École Québécoise
(PFEQ) para o primeiro segmento do ensino fundamental (primaire) começaram muito antes de sua publicação
em 2001 (Québec, 2006). Passados 20 anos, o que dizer da relação entre as concepções de história e do
pensamento histórico veiculadas no PFEQ e aquelas expressas por professores do primário? Essa é a pergunta
que anima nossa reflexão, que oferece uma análise comparativa a partir de fontes de diferentes naturezas.
Utilizando-se de dados provenientes de entrevistas semidirigidas realizadas com 13 professores do ensino
básico, relativas a uma atividade de ensino-aprendizagem planejada e implementada, este artigo tem como
objetivo conhecer a articulação do pensamento histórico mobilizado pelos professores em suas aulas e, em
que medida, ela é complementar ou divergente no que diz respeito às concepções de História veiculadas no
PFEQ.

Biografie autore

Guilherme Moerbeck, Universidade do Estado do Rio Janeiro (UERJ) /Professor Adjunto

Doutor em História Social, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil; Professor Associado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Anderson Araujo-Oliveira, Université du Québec à Montréal/ Professeur Titulaire

Doutor em Educação, Universidade Sherbrooke, Sherbrooke, Quebec, Canadá; Professor Titular, Universidade do Québec à Trois Rivières (UQTR), Trois Rivières, Quebec, Canadá

Pubblicato

2024-11-28

Come citare

Moerbeck, G., & Araujo-Oliveira, A. (2024). Entre a prescrição curricular e as práticas docentes: o currículo de Ciências Humanas da escola do Quebec e o seu ensino no primário. Educar Em Revista, 40(1), e84470. https://doi.org/10.1590/1984-0411.84470

Fascicolo

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