Entre a prescrição curricular e as práticas docentes
o currículo de Ciências Humanas da escola do Quebec e o seu ensino no primário
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.84470Parole chiave:
Universo Social, Didática da História, Pensamento Histórico, Currículo, Ensino-aprendizagem.Abstract
Os debates em torno da concepção da disciplina História no Programme de Formation de l’École Québécoise
(PFEQ) para o primeiro segmento do ensino fundamental (primaire) começaram muito antes de sua publicação
em 2001 (Québec, 2006). Passados 20 anos, o que dizer da relação entre as concepções de história e do
pensamento histórico veiculadas no PFEQ e aquelas expressas por professores do primário? Essa é a pergunta
que anima nossa reflexão, que oferece uma análise comparativa a partir de fontes de diferentes naturezas.
Utilizando-se de dados provenientes de entrevistas semidirigidas realizadas com 13 professores do ensino
básico, relativas a uma atividade de ensino-aprendizagem planejada e implementada, este artigo tem como
objetivo conhecer a articulação do pensamento histórico mobilizado pelos professores em suas aulas e, em
que medida, ela é complementar ou divergente no que diz respeito às concepções de História veiculadas no
PFEQ.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.