BNCC e Ensino de História: horizontes possíveis

Autori

Parole chiave:

BNCC, Ensino de História, Currículo, Atitude historiadora

Abstract

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem suscitado importantes debates sobre a constituição de um currículo escolar. Neste artigo, desenvolvemos uma reflexão sobre como essa proposta curricular tem mobilizado discussões sobre as possibilidades de constituição e de desenvolvimento do ensino de História. Enquanto dispositivo regulador da educação, que tipo de poder esse documento exerce sobre aquilo que é praticado nas escolas? Para além dos constrangimentos e amarras que o currículo gera no ensino, poderíamos também enxergar potencialidades para um ensino de História que dialogue com as realidades vividas por nossos alunos e alunas e compartilhadas no espaço escolar? A partir dessas questões norteadoras, desenvolvemos este artigo em três partes: em um primeiro momento, apresentamos a trajetória de publicação da BNCC e os embates em torno do ensino de História, bem como os conceitos de currículo e de Ensino de História com os quais trabalhamos. Em um segundo momento, apresentamos como a comunidade disciplinar (GOODSON, 1997) tem debatido sobre os sentidos de História presentes na BNCC, a partir de um levantamento de artigos científicos que têm apresentado este currículo como tema de pesquisa. E em um terceiro momento, apresentamos algumas chaves de leitura do documento a partir dos conceitos de “competências gerais” e da “atitude historiadora”. Por fim, teremos condição de responder à questão: que possibilidades a BNCC pode proporcionar para um ensino significativo no ensino de História?

Biografia autore

Rafaela Albergaria Mello, Professora de história da rede estadual de educação do RJ, doutoranda PPGE UFRJ

Professora de História na educação básica há 10 anos e doutoranda em educação no PPGE UFRJ

Pubblicato

2021-09-27

Come citare

Soares Ralejo, A., Albergaria Mello, R., & de Oliveira Amorim, M. (2021). BNCC e Ensino de História: horizontes possíveis. Educar Em Revista, 37. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77056

Fascicolo

Sezione

Dossiê-Bases Nacionais e o Ensino de História embates, desafios e possibilidades na/entre a Ed. Bás. e a form. de prof