BNCC e Ensino de História: horizontes possíveis

Auteurs-es

Mots-clés :

BNCC, Ensino de História, Currículo, Atitude historiadora

Résumé

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem suscitado importantes debates sobre a constituição de um currículo escolar. Neste artigo, desenvolvemos uma reflexão sobre como essa proposta curricular tem mobilizado discussões sobre as possibilidades de constituição e de desenvolvimento do ensino de História. Enquanto dispositivo regulador da educação, que tipo de poder esse documento exerce sobre aquilo que é praticado nas escolas? Para além dos constrangimentos e amarras que o currículo gera no ensino, poderíamos também enxergar potencialidades para um ensino de História que dialogue com as realidades vividas por nossos alunos e alunas e compartilhadas no espaço escolar? A partir dessas questões norteadoras, desenvolvemos este artigo em três partes: em um primeiro momento, apresentamos a trajetória de publicação da BNCC e os embates em torno do ensino de História, bem como os conceitos de currículo e de Ensino de História com os quais trabalhamos. Em um segundo momento, apresentamos como a comunidade disciplinar (GOODSON, 1997) tem debatido sobre os sentidos de História presentes na BNCC, a partir de um levantamento de artigos científicos que têm apresentado este currículo como tema de pesquisa. E em um terceiro momento, apresentamos algumas chaves de leitura do documento a partir dos conceitos de “competências gerais” e da “atitude historiadora”. Por fim, teremos condição de responder à questão: que possibilidades a BNCC pode proporcionar para um ensino significativo no ensino de História?

Biographie de l'auteur-e

Rafaela Albergaria Mello, Professora de história da rede estadual de educação do RJ, doutoranda PPGE UFRJ

Professora de História na educação básica há 10 anos e doutoranda em educação no PPGE UFRJ

Publié-e

2021-09-27

Comment citer

Soares Ralejo, A., Albergaria Mello, R., & de Oliveira Amorim, M. (2021). BNCC e Ensino de História: horizontes possíveis. Educar Em Revista, 37. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77056

Numéro

Rubrique

Dossiê-Bases Nacionais e o Ensino de História embates, desafios e possibilidades na/entre a Ed. Bás. e a form. de prof