Educação e prevenção ao abuso de drogas: limites e possibilidades

Autori

  • Araci Asinelli da Luz

Parole chiave:

prevenção ao abuso de drogas, educação preventiva, vulnerabilidade.

Abstract

A tese intitulada Educação e prevenção ao abuso de drogas: limites e possibilidades caracteriza-se como uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, que tem por objetivo analisar o papel da educação formal na prevenção ao abuso de drogas. Busca desvelar quais concepções de prevenção estão presentes na escola pública brasileira (o caso de Curitiba e Região Metropolitana), bem como quais seus limites e possibilidades, a partir da escuta de grupos de professores − os atores sociais, segundo a técnica de grupo focal. Também foi estruturado em grupo focal com estudantes adolescentes, usuários de drogas, cuja escuta possibilitou compreender os desencontros da prevenção. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Fez-se uma análise do material proveniente de cada um dos grupos, primeiro individualmente e, posteriormente, uma análise final, buscando sentido(s) e as possibilidades de aproximação (categorização), culminando com sua descrição e interpretação. No corpo do trabalho, referente aos fundamentos teóricos, o estudo se dedica a enfocar a prevenção ao abuso de drogas, enquanto concepção possível, e seus desdobramentos em ações, que revelaram encontros e desencontros, em lugar de se centrar nas drogas, seus tipos e efeitos. Contudo, uma contextualização das mesmas foi realizada, à guisa de esclarecimentos. A tese tem como premissa que a prevenção ao abuso de drogas é um processo de valorização e crescimento do ser humano que se antecipa aos problemas, procurando inibi-los, eliminá-los ou reduzir danos, e deve se dar, basicamente, pela educação. Portanto, um processo que tem como foco as pessoas e não as drogas. Dentre as questões resultantes da análise, destaca-se o despreparo do professor e o seu pedido de socorro para poder realizar esse enfrentamento. Sugere- se, então, um modelo de projeto didático que poderá ser experienciado pelos professores do ensino fundamental e médio, objetivando auxiliá-los na superação de suas possíveis dificuldades.

Come citare

da Luz, A. A. (2001). Educação e prevenção ao abuso de drogas: limites e possibilidades. Educar Em Revista, 17(17), p. 223–223. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2195

Fascicolo

Sezione

Resumos de Teses e/ou Dissertações