Educação e prevenção ao abuso de drogas: limites e possibilidades
Mots-clés :
prevenção ao abuso de drogas, educação preventiva, vulnerabilidade.Résumé
A tese intitulada Educação e prevenção ao abuso de drogas: limites e possibilidades caracteriza-se como uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, que tem por objetivo analisar o papel da educação formal na prevenção ao abuso de drogas. Busca desvelar quais concepções de prevenção estão presentes na escola pública brasileira (o caso de Curitiba e Região Metropolitana), bem como quais seus limites e possibilidades, a partir da escuta de grupos de professores − os atores sociais, segundo a técnica de grupo focal. Também foi estruturado em grupo focal com estudantes adolescentes, usuários de drogas, cuja escuta possibilitou compreender os desencontros da prevenção. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Fez-se uma análise do material proveniente de cada um dos grupos, primeiro individualmente e, posteriormente, uma análise final, buscando sentido(s) e as possibilidades de aproximação (categorização), culminando com sua descrição e interpretação. No corpo do trabalho, referente aos fundamentos teóricos, o estudo se dedica a enfocar a prevenção ao abuso de drogas, enquanto concepção possível, e seus desdobramentos em ações, que revelaram encontros e desencontros, em lugar de se centrar nas drogas, seus tipos e efeitos. Contudo, uma contextualização das mesmas foi realizada, à guisa de esclarecimentos. A tese tem como premissa que a prevenção ao abuso de drogas é um processo de valorização e crescimento do ser humano que se antecipa aos problemas, procurando inibi-los, eliminá-los ou reduzir danos, e deve se dar, basicamente, pela educação. Portanto, um processo que tem como foco as pessoas e não as drogas. Dentre as questões resultantes da análise, destaca-se o despreparo do professor e o seu pedido de socorro para poder realizar esse enfrentamento. Sugere- se, então, um modelo de projeto didático que poderá ser experienciado pelos professores do ensino fundamental e médio, objetivando auxiliá-los na superação de suas possíveis dificuldades.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les droits des articles publiés dans Educar em Revista sont d’auteur et la revue maintient les droits de première publication. L’accès à la revue est libre, donc les articles sont gratuits, d’attribution propre, d’utilisation non commerciale dans des applications pédagogiques.