Representação do conhecimento incerto aplicado a sistemas educacionais na Web

Autori

  • Rosa Maria Vicari
  • Cecília Dias Flores
  • Marcos Eduardo Casa
  • Alexandre Moretto Ribeiro

Parole chiave:

informática na educação, inteligência artificial, representação do conhecimento, computer and education, artificial intelligence, knowledge representation

Abstract

Este artigo apresenta os resultados obtidos no projeto conjunto entre o Instituto de Informática da UFRGS (II-UFRGS) e o Departamento de Informática da UCS (DEIN/UCS), cujo propósito foi a proposição e o desenvolvimento de um ambiente educacional multiagentes, baseado na web. O foco principal da pesquisa está no desenvolvimento de um modelo de representação do conhecimento para a construção de agentes inteligentes, capazes de atuar em situações reais de ensino e aprendizagem. Em particular, o foco está no uso de métodos probabilísticos de representação do conhecimento, para a realização de diagnósticos clínicos.

Uncertain knowledge representation applied to educational system in Web

Abstract

This paper presents some results about a join Project between Instituto de Informática da UFRGS (II-UFRGS) and Departamento de Informática da UCS (DEIN/UCS), that proposed and implemented an educational multi-agent environment based at web. The research focus is on the knowledge representation applied to the construction of intelligent agents able to act in educational real environments. More specifically, the work aims at applying probabilistic knowledge representation in the aid to medical diagnostic in educational applications.

Come citare

Vicari, R. M., Flores, C. D., Casa, M. E., & Ribeiro, A. M. (2003). Representação do conhecimento incerto aplicado a sistemas educacionais na Web. Educar Em Revista, 19(21), p. 199–215. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2148

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático