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Representação do conhecimento incerto aplicado a sistemas educacionais na Web

Uncertain knowledge representation applied to educational system in Web

Resumos

Este artigo apresenta os resultados obtidos no projeto conjunto entre o Instituto de Informática da UFRGS (II-UFRGS) e o Departamento de Informática da UCS (DEIN/UCS), cujo propósito foi a proposição e o desenvolvimento de um ambiente educacional multiagentes, baseado na web. O foco principal da pesquisa está no desenvolvimento de um modelo de representação do conhecimento para a construção de agentes inteligentes, capazes de atuar em situações reais de ensino e aprendizagem. Em particular, o foco está no uso de métodos probabilísticos de representação do conhecimento, para a realização de diagnósticos clínicos.

informática na educação; inteligência artificial; representação do conhecimento


This paper presents some results about a join Project between Instituto de Informática da UFRGS (II-UFRGS) and Departamento de Informática da UCS (DEIN/UCS), that proposed and implemented an educational multi-agent environment based at web. The research focus is on the knowledge representation applied to the construction of intelligent agents able to act in educational real environments. More specifically, the work aims at applying probabilistic knowledge representation in the aid to medical diagnostic in educational applications.

computer and education; artificial intelligence; knowledge representation


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

Representação do conhecimento incerto aplicado a sistemas educacionais na Web1 1 Este projeto teve apoio dos seguintes órgãos de fomento à pesquisa: Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul - Fapergs - e Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq -, através do Programa Sul de Pesquisa e Pós Graduação - PSPPG.

Uncertain knowledge representation applied to educational system in Web

Rosa Maria VicariI; Cecília Dias FloresII; Marcos Eduardo CasaIII; Alexandre Moretto RibeiroIV

IPh.D. em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pela Universidade de Coimbra/Portugal. Professora do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. rosa@inf.ufrgs.br

IIDoutoranda em Ciência da Computação na UFRGS. Professora do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (II-UFRGS). dflores@inf.ufrgs.br

IIIPh.D. em Ciência da Computação pela University of Birmingham - Inglaterra. Professor do Departamento de Informática da Universidade de Caxias do Sul (DEIN-UCS). mecasa@ucs.br

IVPh.D. em Informática pela Université de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier), Grenoble/França. Professor Titular do Departamento de Informática da Universidade de Caxias do Sul (DEIN -UCS). aribeiro@ucs.br

RESUMO

Este artigo apresenta os resultados obtidos no projeto conjunto entre o Instituto de Informática da UFRGS (II-UFRGS) e o Departamento de Informática da UCS (DEIN/UCS), cujo propósito foi a proposição e o desenvolvimento de um ambiente educacional multiagentes, baseado na web. O foco principal da pesquisa está no desenvolvimento de um modelo de representação do conhecimento para a construção de agentes inteligentes, capazes de atuar em situações reais de ensino e aprendizagem. Em particular, o foco está no uso de métodos probabilísticos de representação do conhecimento, para a realização de diagnósticos clínicos.

Palavras-chave: informática na educação, inteligência artificial, representação do conhecimento.

ABSTRACT

This paper presents some results about a join Project between Instituto de Informática da UFRGS (II-UFRGS) and Departamento de Informática da UCS (DEIN/UCS), that proposed and implemented an educational multi-agent environment based at web. The research focus is on the knowledge representation applied to the construction of intelligent agents able to act in educational real environments. More specifically, the work aims at applying probabilistic knowledge representation in the aid to medical diagnostic in educational applications.

Key-words: computer and education, artificial intelligence, knowledge representation.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 25 maio 2003

Texto aprovado em 05 set. 2003

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    Este projeto teve apoio dos seguintes órgãos de fomento à pesquisa: Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul - Fapergs - e Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq -, através do Programa Sul de Pesquisa e Pós Graduação - PSPPG.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      2003

    Histórico

    • Recebido
      25 Maio 2003
    • Aceito
      05 Set 2003
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